Só assim se justifica a destruição dos outdoors do candidato do PSD em Paredes e dos outdoors do PS em Paços de Ferreira! É lamentável que num país democrático não se respeitem as divergências de opinião. Também em Lousada não tem sido diferente, embora, felizmente, não se tenha assistido a destruição de cartazes!
A Coligação Lousada Viva apresentou o mesmo candidato pela terceira vez, com o mote de que seria “diferente”, e assim deixou-nos curiosos a pensar em tudo o que seria “diferente”… Porém, a verdade é que, decorridas algumas semanas, assistimos ao mesmo tipo de campanha: jogos de palavras, fotos nas redes sociais a acompanhar e/ou a criticar o trabalho desenvolvido pelos Presidentes de Junta de Freguesia, mas acima de tudo muitas e infundadas acusações ao atual executivo…
Tudo seria visto como “normal”, caso não ultrapassasse os limites, começando a roçar o tom ameaçador e de profunda falta de respeito pelo atual Presidente e pelo povo! Sim, porque foi o povo que o elegeu e que disse “NÃO” duas vezes ao Dr. Leonel Vieira!
Ora, comecemos a esmiuçar algumas das críticas que têm sido feitas:
– Nas redes sociais, disseram que era um absurdo gastar tanto dinheiro com a Volta a Portugal em Bicicleta. O Dr. Leonel Vieira, que até tirou umas fotos no dia da prova, disse que faria “diferente”, que não apostaria no início, mas apoiaria uma chegada da Volta a Portugal. Sim, de facto seria “diferente”! Seria melhor?! Traria mais benefícios para o comércio, alojamento e restauração local? Para quem critica “festas e festinhas”, o discurso não é de todo coerente!
– Referem-se a 28 anos de governação socialista, que é tempo a mais, e que não deve o Dr. Pedro estar há tanto tempo no poder… Mas os candidatos não foram eleitos democraticamente? O Dr. Pedro Machado é o Presidente do Município há 4 anos. Será isso tanto tempo? Ou será que o que os preocupa é o nosso Presidente ter feito tanto trabalho com muita visibilidade, como o facto de Lousada ser o 1.º Concelho em todo o país com iluminação 100% LED? Poderia elencar muito do que já foi feito, mas basta relembrar que conseguiu melhorar todos os eixos viários de Lousada, conseguiu devolver IRS à população, conseguiu pôr o IMI no valor mínimo, conseguiu apoiar as instituições e, mesmo assim, conseguiu ter as contas em dia e baixar o valor da dívida. Contra factos não há argumentos e a verdade é que o Dr. Pedro continua a colocar o nosso Concelho na linha da frente ao nível do desenvolvimento!!! Assim, será difícil à oposição voltar a “ser poder”… E utilizo esta expressão pelo seu (ab)uso desmedido por parte da candidatura “Lousada Viva”! É que tanto a usam que esse parece ser o seu único objetivo!…
Segundo o senso comum, não nos parece lógico mudarmos se estivermos bem… Muito menos faz sentido acusar as pessoas de “acomodadas” quando estas se sentem bem. Será algum ato de coragem mudar de emprego quando temos estabilidade, nos proporcionam boas condições de trabalho, reconhecem o nosso empenho e nos sentimos bem? A mim, não me parece… É habitual as pessoas mudarem de casa quando a sua é confortável e não gera despesas inesperadas? Eu creio que não… E, para terminar, alguém decide terminar o seu casamento só porque já dura tempo há muito tempo? Claro que não!!! A verdade incontornável é que o tempo nos permite consolidar projetos e mostrar aquilo de que cada um é capaz. Inquestionavelmente, o Dr. Pedro já mostrou ser uma pessoa extremamente capaz e determinada nos seus objetivos!
Há quatro anos, a oposição acusava o Dr. Pedro de estar na sombra do Dr. Jorge… Creio que para os Lousadenses ficou claro que isso não passava de uma forma de retirar valor à sua candidatura, pois já todos sabem que o Dr. Jorge Magalhães (candidato a Presidente da Assembleia Municipal) será sempre uma pessoa que os Lousadenses não esquecerão por ter colocado Lousada no mapa, por ter contribuído determinantemente para o desenvolvimento a todos os níveis do nosso Concelho e por ser uma pessoa extraordinariamente humana! Bem-haja, Dr. Jorge Magalhães! Efetivamente, o Dr. Pedro não está na sombra de ninguém, ele está presente em todas as decisões que envolvem os destinos dos Lousadenses e também nos momentos de maior festividade do Concelho! E isso perturba a oposição… Só assim se justifica o facto de acusarem o Dr. Pedro de, durante os últimos 4 anos, não ser o nosso Presidente e afirmarem que quem manda na Câmara é o Professor Santalha… Bem, só me ocorrem quatro razões:
1.ª Querem fazer acreditar que o Dr. Pedro não é capaz de liderar o nosso Concelho;
2.ª Não suportam a ideia de o Professor Santalha ter ganho sempre as eleições para a Câmara Municipal enquanto responsável localmente pelo Partido Socialista;
3.ª Não conseguem compreender como é que possível existir alguém como o Professor Santalha, e isso perturba… Sim, porque, de facto, o Professor Santalha é uma pessoa que incomoda (alguns)… Porquê? Conhece como a palma da sua mão Lousada e os Lousadenses! Tem a capacidade de dizer tudo o que pensa “cara a cara”, pois a experiência já lhe dá esse “direito”! É capaz de trabalhar um mandato inteirinho gratuitamente para os Lousadenses porque gosta de Lousada, porque honra os seus compromissos! Sim, nos últimos oito anos colaborou no gabinete de apoio à presidência, estando apenas a usufruir da sua reforma, que provém do governo central, não usufruindo de qualquer vencimento proveniente do orçamento municipal. É esta entrega que revela a sua profunda solidariedade e amizade com o Dr. Pedro, mas sobretudo com o povo lousadense. Haverá alguém com esta dedicação na Coligação Lousada Viva? Muito provavelmente não, e isso incomoda!!!
Dizer que é o Professor Santalha quem lidera a autarquia só revela falta de atenção face ao trabalho do Dr. Pedro, pois quem o conhece sabe que tudo passa por ele, visto que é uma pessoa que analisa detalhadamente tudo o que é alvo da sua decisão. Quanto ao facto de o Professor Santalha receber pessoas no seu gabinete, perdoem-me a sinceridade, mas creio que há certas pessoas que também por lá deveriam passar para pedir orientação/apoio, apesar de serem falsas as restantes acusações de que dá ordens, etc…
4.ª Todas as razões anteriores estão na base do descontentamento da Coligação Lousada Viva, que se tem manifestado de variadíssimas formas…
– Acusam o executivo de fazer festas e ir à televisão para se autopromover… Mas por onde andaram nos últimos 4 anos? A RTP tem-nos honrado com a sua presença, fazendo o seu programa da manhã uma vez por ano em Lousada. Qual é o problema de, não sendo a televisão a deslocar-se a Lousada, serem elementos das nossas instituições e do nosso executivo a irem à RTP a custo ZERO?! Afinal, até estavam todos “aprumadinhos”, a mostrar o que de bom há em Lousada, e isso deveria ser motivo de orgulho!!! Não o deveriam fazer porque este ano são as eleições autárquicas? Não faria a coligação o mesmo, mas com rostos “diferentes”?…
– Têm visitado as Freguesias e apontado algumas obras que estão inacabadas, pois algumas estão a ser desenvolvidas pelas Juntas de Freguesia (diga-se com a comparticipação óbvia do Município em materiais e maquinaria)… Por acaso, quando construímos ou realizamos obras de alguma envergadura em casa, fazemos tudo no mesmo dia? Não mostrará alguma ponderação desenvolver obras calmamente, não criando endividamento excessivo como fizeram algumas Freguesias? Deveriam o Município e as Freguesias trabalhar apenas quando as eleições estão à porta? O que fazem todas as Autarquias em todo o país? Eu respondo: continuam a trabalhar, pois foi para esse fim que foram eleitos!
– A Coligação e os seus apoiantes têm usado excertos de discursos antigos do Dr. Jorge e de outros elementos das listas candidatas à Câmara e Assembleia Municipal, o que não me parece nada correto, atendendo a que surgem descontextualizados… Imaginem que os apoiantes entrariam nesse jogo e começavam a publicar declarações dos Presidentes de Junta de Freguesia eleitos pela Coligação a elogiarem o trabalho e a personalidade do Dr. Pedro Machado? Acreditem que seriam vários excertos e com muita qualidade!…
– Para terminar, creio que não fica bem fazerem publicações “a quente” e depois retirarem-nas porque são desadequadas e podem ficar mal vistos pelo eleitorado… Mais ainda, não eliminem publicações dos cidadãos que não concordam com as vossas posições, pois as pessoas têm direito a exprimir as suas opiniões livremente!!!
De facto, a liberdade de expressão não legitima os ataques pessoais e a difamação. Aliás, os nossos direitos terminam onde começam os das outras pessoas! É precisamente este princípio que norteia a candidatura do Dr. Pedro Machado, que respeita as instituições e as pessoas, independentemente da sua simpatia partidária!
Resta-me apelar a uma campanha limpa, que se centre na apresentação de projetos para Lousada. Eu tenho a certeza de que com o Dr. Pedro Machado continuaremos a colocar Lousada no Caminho Certo!!!