A Câmara de Paredes está a dinamizar o projecto “Culturinha Sai à Rua” com o objectivo de envolver a comunidade local naquilo que são as actividades do município.
Segundo a autarquia, o projecto “Culturinha Sai à Rua” materializa numa carrinha que percorre as freguesias do município, pretende, também, envolver os actores e agentes ligados à cultura, nomeadamente as freguesias, paróquias, associações, escolas e instituições particulares de solidariedade social, divulgar as suas actividades e expandir a programação para fora dos tradicionais espaços, como Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e Loja Interactiva do Turismo.
Citada em comunidade, a vereadora da cultura da Câmara de Paredes, Beatriz Meireles, realçou que o projecto tem na sua génese a intenção de disseminar a cultura a todos os cidadãos, que passam, assim, a usufruir de um leque diversificado de actividades.
“Sabemos que nem todos, pelos mais diversos motivos, têm acesso à Cultura, nas suas mais variadas formas, por isso é que nasce o projecto “Culturinha Sai à Rua”, disse, salientando que o projecto permite auscultar os anseios da população, trazer novas ideias, tradições e amigos da cultura, aceder a uma programação cultural dinâmica, criativa, diversificada, informada.
Além de percorrer as freguesias, “Culturinha Sai à Rua”, vai às escolas, centros de dia, lares e instituições particulares de solidariedade social do concelho, divulgando actividades como o teatro, poesia, artes, dança, música e exposições.
O projecto possibilita, também, que os vários munícipes do território consigam usufruir de um serviço, como requisitar um livro, sem sair das suas casas
Recorde-se que o “Culturinha Sai à Rua” conta já com uma mascote, criada pelo aluno Bruno Ribeiro, do 4.º ano da Escola de Mouriz, no ano lectivo de 2018/2019, um dos participantes do concurso aberto às escolas básicas e jardins-de-infância do concelho.