Verdadeiro Olhar

“Cuidar em Humanidade” é o tema do Seminário da Comissão para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada

Foto: Pixabay

“Cuidar em Humanitude” é o tema do sexto seminário da Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada (CIIAD).

A iniciativa acontece esta sexta-feira, no auditório da Escola Secundária de Lousada, a partir das 9h30.

A sessão de abertura conta com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, Bessa Machado, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, o presidente da Associação de Cultura Musical de Lousada, Pedro Araújo, e com o director do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Hugo Lopes.

Segundo nota de imprensa, o primeiro painel tem como mote “A Humanitude – abordagem do cuidar”. De tarde serão abordados temas como “Os cuidadores informais e projectos de intervenção”, “Movimento a Cuidar dos Cuidadores Informais”, “O Estatuto do Cuidador Informal” e “Um projecto de intervenção comunitária para cuidadores informais”, este último a cargo da Misericórdia de Lousada.

A vereadora da Acção Social da Câmara Municipal, Maria do Ceu Rocha, a directora-adjunta do Centro Distrital de Segurança Social do Porto, Rosário Loureiro, e Susana Cunha, da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, em representação das entidades parceiras da Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada (CIIAD), encerram a sessão.

De acordo com a autarquia, “a CIIAD foi criada em 2009 no âmbito da Rede Social e com o desafio de envolver a comunidade, numa responsabilidade partilhada, potenciadora dos recursos existentes e dinamizadora de acções cada vez mais próximas dos cidadãos, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida através de uma participação activa na vida da comunidade, pela necessidade de apoiar as pessoas idosas e adultos dependentes”, sendo a Santa Casa da Misericórdia de Lousada a entidade executora deste projecto.