Verdadeiro Olhar

Crianças estão convidadas para viagem de sensações pelas paisagens do Sousa, Douro e Tâmega

Foto: Teresa Oliveira. Grupo 'O som do Algodão'

“Inventar-se de Gente” é um espectáculo sonoro e performativo, dirigido a crianças e famílias e que as leva a uma viagem de sensações pelas paisagens do Sousa, Douro e Tâmega, numa proposta da Rota do Românico.

São nove sessões que vão passar pelos municípios de Paços de Ferreira, Paredes, Celorico de Basto, Amarante, Marco de Canaveses, Felgueiras, Resende, Cinfães e Castelo de Paiva, integradas no projecto ‘Ver de Bago’.

O ‘Inventar-se de Gente” é apresentado pelo grupo O Som do Algodão e baseia-se “no cancioneiro tradicional e na tradição oral do espaço geográfico da Rota do Românico”, concretizado a partir das obras “Contos Amarantinos”, de Agustina Bessa-Luís, “Poesia”, de Daniel Faria, e “O Crescer das Árvores” e “Onde Dormem os Pássaros?”, de Nuno Higino.

Assim, a apresentaçáo pretende seduzir o público dando a conhecer “as lendas, as tradições e os ofícios” da região, refere a Rota, em comunicado.

Em Paços de Ferreira, o espectáculo está marcado para o dia 28 de Novembro, domingo, às 11h00, na Biblioteca Municipal. No dia 5 de Dezembro, chega a Paredes, também às 11h00, na Casa da Cultura.

Recorde-se que o projeto “Ver do Bago” é cofinanciado pelos 12 Municípios que integram a Rota do Românico e pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito da operação “O Vinho, a Arte e os Homens”. 

Conta ainda com o apoio da Diocese do Porto, as comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Direção Regional de Cultura do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades.