A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou, hoje, durante a conferência de imprensa em que fez o balanço sobre a evolução da COVID-19 no país, que a situação dos concelhos de Lousada e Felgueiras está controlada, mas sob vigilância.
Questionada sobre a situação naqueles concelhos, os primeiros a registar um foco de contágio com vários casos no país, a maioria com base num homem que tinha regressado de Itália, Graça Freitas disse que a situação está “estável”.
“Os meus colegas das equipas de saúde pública fizeram um trabalho gigantesco de detectar os contactos e isolar os contactos das pessoas. A situação é considerada controlada”, afirmou.
A responsável pela Direcção-Geral da Saúde lembrou ainda que nestes dois concelhos foram “tomadas medidas comunitárias, fecharam-se de facto estabelecimentos, escolas e isolaram-se os contactos, trataram-se os doentes.”. “Neste momento é uma situação que está controlada, sob observação. Ainda não passaram os 14 dias de segurança e nesses 14 dias podem aparecer novos casos. É uma população que continua sob vigilância activa das autoridades de saúde”, adverte no entanto.