A festividade secular do Corpo de Deus, assinalada em Penafiel, não será esquecida apesar das condicionantes da pandemia COVID-19, promete a autarquia.
A festa de “características únicas no país, não só pela manutenção da secular celebração desta grandiosa festa da cidade e do concelho, como pela persistência de vários dos elementos profanos que originalmente a compunham”, será mantida, mas noutros moldes que não potenciam ajuntamentos de pessoas.
“A cidade de Penafiel vai ser invadida com vários elementos alusivos a esta tradição secular com informação, fotografias, vídeos e elementos gráficos sobre a Procissão do Corpo de Deus, a Cavalhada, o desfile do Carneirinho, os Bailes dos ofícios, a Bicha Serpe, o Estado de S.Jorge e o Carro Triunfal. As exposições são constituídas por grandes painéis e estruturas físicas e interactivas com QRCODE´s que redireccionam on-line, o utilizador para vídeos, fotos e histórias alusivas ao tema, estando distribuídas por vários pontos do centro da cidade, desde a biblioteca até ao Sameiro”, adianta nota de imprensa.
“Por estes dias os visitantes poderão ainda fazer parte de um circuito de memórias, disponível no comércio local, com fotografias antigas e informação sobre curiosidades e factos. O objectivo é também envolver o comércio Local, com a colocação de imagens em vinil nas montras, motivando as pessoas a parar e aceder à informação”, acrescenta a mesma fonte.
Quem quiser vai ainda poder também colocar bandeiras ou pequenos estandartes nas janelas ou varandas oferecidas pela autarquia.
No dia do Corpo de Deus, dia 11 de Junho, a celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz, às 11h30, e a bênção à cidade, do alto do Jardim do Sameiro, às 19h00, terão transmissão em directo, nas redes sociais.
“Esta iniciativa respeita todas as recomendações das autoridades de saúde, sem promover os habituais ajuntamentos de dezenas de milhares de pessoas, que ano após ano, se deslocam à cidade de Penafiel para assistir ao desfile do Carneirinho, à Cavalhada ou à procissão do Corpo de Deus”, descreve a Câmara.
“A festa do Corpo de Deus é uma das maiores tradições seculares de Penafiel. Apesar de todos os constrangimentos, queremos criar soluções inovadoras e simbólicas para assinalar os nossos eventos seculares que são queridos aos penafidelenses e à sua identidade enquanto povo”, refere Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, citado em nota de imprensa.