Um dos oito livros de histórias do Agrupamento de Escolas de Pinheiro que integra a mais recente publicação da obra “”Histórias da Ajudaris’18”, foi apresentado, esta quarta-feira de manhã, na Escola Básica e Secundária de Pinheiro, numa iniciativa que contou com os próprios alunos que participam no projecto e vários actores e instituições locais ligadas à área da cultura.
Teresa Tavares, professora de português na Escola Básica e Secundária do Pinheiro, uma das responsáveis pela actividade, destacou que este projecto, que envolve escolas à escala nacional e internacional, tem sido uma aposta ganha e além de fomentar competências como a comunicação permite incrementar práticas que reflictam o raciocínio sobre temas relevantes para a sociedade e a comunidade actual.
O tema do Lançamento dos Livros “Histórias da Ajudaris’18” deste concurso foi a natureza. O projecto é constituído por oito volumes, envolveu 900 estabelecimentos de ensino e verba com a venda de cada um dos volumes reverte a favor da instituição de solidariedade social que tem como missão ajudar famílias e crianças carenciadas.
Falando do trabalho desenvolvido pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Pinheiro no âmbito deste projecto, Teresa Tavares mostrou-se satisfeita com o trabalho desenvolvido quer pelos alunos quer pelos docentes.
“Estamos a falar de um projecto do pré-escolar até ao segundo ciclo, sexto ano, criado em 2009, que além de Portugal abrange já várias escolas a nível internacional. Aqui na Escola Básica e Secundária de Pinheiro aproveitaram o tema proposto pela Ajudaris, a natureza, e realizaram uma fábula”, disse, salientando que o conto, tal como os demais que integram o projecto, adverte para as questões do ecossistema, da sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos.
A docente revelou, ainda, que a Escola Básica e Secundária do Pinheiro é uma escola que integra o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e nesse âmbito tem desenvolvido inúmeras acções para ajudar alunos com dificuldades, mas não dispunha de nenhuma actividade para ajudar os alunos que tinham capacidades e conhecimentos médios ou acima da media.
“Para fazer face a esta lacuna, foi criado uma área de desenvolvimento em que aprofundamos temas e competências da comunicação”, frisou, salientando que a preparação do conto demorou cerca de um mês.
Sobre o trabalho dos alunos, a docente esclareceu, também, que cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários.
“Os contos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados”
A responsável pela disciplina de português defendeu, ainda, que este projecto permite às crianças participantes, com a orientação de professores, tornarem-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afectos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros.
Teresa Tavares realçou, também, que o projecto “Histórias da Ajudaris”, é um dos mais emblemáticos da instituição que além de ter um cariz cultural e de promover a leitura, a escrita, a arte tem, também, um cariz social.
“Os contos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados”, avançou, reforçando que todo o trabalho que é feito por cada um dos estabelecimentos de ensino que concorre ao concurso é para a Ajudaris, não existindo direitos de autor.
“São oito volumes, cada um custa cinco euros, com uma qualidade de papel acima da média que vale a pena adquirir”, concretizou.
“Foi um trabalho gratificante que envolveu as disciplinas de português e história. Estou deveras satisfeito. No ano passado já tinha sido premiado e é sempre interessante figurar numa obra que é publicada à escala nacional”, manifestou, reconhecendo que o tema deste ano foi mais difícil trabalhar que o do ano passado.
Falando do programa da Ajudaris, Nuno Cruz reiterou que os temas tratados assumem uma importância acrescida na medida em que abordam assuntos como a Natureza e o desenvolvimento sustentável, tema que será aflorado em 2019.
“A Escola Básica e Secundária de Pinheiro é um estabelecimento de ensino com projectos de excelência”
O vereador da Educação da Câmara de Penafiel, Rodrigo Lopes, relevou a necessidade dos estabelecimentos de ensino implementarem actividades como a da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, fomentado o gosto pela leitura e pela escrita.
“A Escola Básica e Secundária de Pinheiro é um estabelecimento de ensino com projectos de excelência. Este é um projecto que fomenta a escrita criativa, a solidariedade e o trabalho em equipa. Este ano o tema escolhido foi a natureza, a sustentabilidade dos recursos, um tema pertinente que está na ordem do dia e que nos deve preocupar a todos. A redução do dióxido de carbono é um imperativo e estes trabalhos têm, também, a particularidade de formar e consciencializar as pessoas”, adiantou.
“O êxito do projecto deve-se à ajuda dos professores e dos pequenos autores. São eles que nos têm permitido prosseguir a nossa missão que passa por ajudar crianças e famílias carenciadas”, sustentou, realçando que a instituição não tem apoios estatais e que vive do apoio dos parceiros.
Quanto ao processo de selecção das histórias, Cátia Alves esclareceu que este ano o concurso recebeu duas mil histórias, tendo sido seleccionadas 900.
“Estamos focados neste projecto e queremos que perdure por muitos anos”, vincou.