O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, disse, esta quarta-feira, no Zona Industrial n.º 2, na inauguração das instalações do novo contact center da Altice em Penafiel, que este equipamento traduz-se num impulso para a economia local.
“Trata-se de um projecto especial, que vai permitir criar um número de postos de trabalho significativo, o contrato prevê a criação de entre 150 a 200 postos de trabalho para o período de dois anos, mas, nesta fase inicial, são muitos os postos criados e que trazem uma nova esperança para muitos penafidelenses, alguns com mais idade e com menos possibilidades de voltar a ter uma oportunidade de emprego”, disse, salientando estar grato por ter constatado “in loco” que o espaço, agora inaugurado, tem as melhores condições.
O autarca revelou que a abertura deste equipamento possibilitou, inclusive, que alguns penafidelenses que estavam emigrados regressassem ao concelho.
“Tem como principal exigência no domínio das competências, o domínio da língua francesa e mesmo as pessoas com mais idade que estavam emigradas podem ter aqui uma oportunidade de emprego”, sustentou.
“É um equipamento que é património do município, portanto, continuará a ser do município independentemente do futuro deste contact center. Se continuar a funcionar e se for positivo para o concelho e para a criação de emprego, o executivo continuará a apoiar o projecto. Se isso não acontecer é património municipal e poderá ter qualquer utilização, no futuro”, retorquiu.
O chefe do executivo recordou, ainda, que o concelho de Penafiel tem forte dinâmica empresarial, mais de 1.300 empresas, das quais mais de 200 são exportadoras e exporta cerca de 160 milhões de euros por ano.
“Somos um concelho que exporta mais que importa”, disse.
Além do edifício, a Câmara Municipal de Penafiel prestou, igualmente, apoio logístico no processo de recrutamento, nomeadamente com a disponibilização de salas, e cedeu instalações para que os funcionários recebessem formação, sobretudo, na língua francesa e na área de negócios.
“Um dos melhores contact centers do país”
A directora geral manifestou, ainda, que a estratégia da Randstad e do seu cliente passa por apostar em locais onde as oportunidades são mais reduzidas.
“A nossa estratégia passa por implementar os contact centers em localidades onde existe população que domina a língua francesa”, acrescentou, frisando que este projecto é uma mais-valia para os desempregados de longa duração que têm aqui uma possibilidade de voltar a aceder ao mercado de trabalho.
Quanto ao número de funcionários, a directora geral manifestou o desejo de atingir o mais rapidamente possível os valores estabelecidos no contracto uma vez que a Altice quer entregar mais actividade em Portugal e há espaço para mais candidaturas.
A directora da Randstad defendeu, por outro lado, que existe por parte do cliente a intenção de trazer mais actividade para Portugal,
“Estamos a analisar várias cidades, sendo que as condições são o domínio do francês. Existindo pessoas que dominem a língua estamos disponíveis para instalar o contact center”, assegurou.