A Câmara Municipal de Valongo assinou, esta terça-feira, o acordo de doação de terreno à Administração Regional de Saúde do Norte para a construção do novo Centro de Saúde de Alfena. É estimado que a primeira pedra possa ser lançada até ao final deste Verão.
Pimenta Marinho, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde (ARS)do Norte, recordou na cerimónia que o processo para a construção do novo Centro de Saúde Alfena, que serve 13 mil utentes e onde trabalham oito médicos e seis enfermeiros, com os respectivos secretários clínicos, começou em 2010, conseguindo-se agora a formalização do direito de superfície. O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, cuja taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) é de 85 por cento, ou seja, de aproximadamente 1.166.milhões de euros, sendo o restante proveniente do Orçamento Geral do Estado. Não obstante não haver ainda uma data concreta para o lançamento da obra, Pimenta Marinho sublinhou que o concurso público será lançado muito brevemente, prevendo-se que a obra seja “lançada este ano”, até ao final do Verão. O responsável sublinhou ainda que Valongo tem todos os utentes com médico de família, à semelhança do que acontece na Região Norte, pelo que a requalificação de instalações é um passo importantíssimo.
De referir que as futuras instalações vêm substituir as actuais que, para além de exíguas (tanto para os profissionais, como para os utentes) e com dificuldade de acesso, já manifestavam algum estado de degradação, eram desadequadas para o trabalho em equipa. A construção das novas instalações é a resposta aos anseios da população e das autarquias de Valongo e Alfena de já há vários anos.
Recorde-se que já em 2011 o proprietário António das Neves Pereira e a Câmara Municipal de Valongo assinaram um acordo de cedência de um terreno, com 2.500 metros quadrados, na Rua de São Vicente, onde ficaria instalada a nova unidade de saúde de Alfena. Só em Abril de 2016, depois de um encontro com a ARS-Norte, a autarquia apontava o final do ano e o primeiro trimestre de 2017 para o arranque da obra, que vai servir 16 mil pessoas.
Presidente da Junta de Alfena frisa a “melhoria tremenda” da qualidade de vida dos utentes e médicos
Disto mesmo deu nota o presidente da Junta de Freguesia de Alfena que se empenhou, em 2011, na procura da solução para o terreno necessário para a construção do novo Centro de Saúde. Para Arnaldo Soares o processo começou em 2006, altura em que foi construído o Centro de Saúde da Bela, em Ermesinde, e para onde queriam colocar os utentes de Alfena. Uma solução que não agradou aos alfenenses e não foi aceite, tendo a Junta de Freguesia de Alfena exigido a construção de instalações própria. Em 2011, conta a Junta de Alfena conseguiu que o proprietário de uma terreno na Rua de S. Vicente, o senhor Neves Pereira, cedesse à Câmara de Valongo o dito terreno necessário à construção da unidade de saúde e que agora passa para a posse da ARS/Norte. “Para Alfena representa uma melhoria tremenda na qualidade de vida dos utentes e médicos que ali prestam cuidados”, disse.
José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, congratulou o trabalho feito para trás e que agora culmina na anunciada construção do novo Centro de Saúde de Alfena. O autarca aproveitou para sublinhar que o concelho de Valongo tem sido esquecido no que à Saúde diz respeito, destacando a “mágoa” dos valonguenses perante o fecho da Urgência no Hospital de Valongo. Facto que pode ser ultrapassado, considerou, “se melhorarmos a rede de cuidados primários, se todos tiverem um médico de família”, acrescentando a importância da abertura de um SASU (Serviço de Atendimento a Situações Urgentes) em Valongo.