O Conservatório de Dança do Vale do Sousa (CDVS), cuja sede está instalada em Paredes, tem já a funcionar um pólo em Paços de Ferreira.
A directora do Conservatório de Dança do Vale do Sousa, Bianca Tavares, revelou, ao nosso jornal online, que no início de Novembro a instituição abriu as portas em Paços de Ferreira através da aquisição da escola Paços de Dança, na Rua António Campo, 25.
“É com grande satisfação que comunicamos a chegada do Conservatório de Dança do Vale do Sousa à cidade de Paços de Ferreira”, afirmou.
Segundo a directora do CDVS, é objectivo a instituição durante o ano lectivo 2019/2020 continuar o contrato pedagógico já estabelecido entre pais/encarregados de educação, alunos e Escola Paços de Dança aquando o momento de inscrição.
“Propõe-se oferecer, sem qualquer alteração, as condições anteriormente definidas pela Escola Paços de Dança, e aceites pelos Encarregados de Educação, para o decorrer deste ano lectivo. Entendem-se como condições a tabela de mensalidades, o regulamento interno e o corpo docente”, disse, salientando que este ano lectivo será um ano de transição, para que em Setembro de 2020 a oferta e projecto educativos do CDVS iniciem o seu desenvolvimento na cidade de Paços de Ferreira.
Estima-se que o projecto de implementação de toda a oferta educativa (Curso Oficial, Curso Livre, Curso Personalizado e Serviços Complementares) decorra nos próximos três anos anos lectivos.
O Conservatório de Dança do Vale do Sousa nasceu na cidade de Paredes em 2005. Uma escola oficial e reconhecida pelo Ministério da Educação, que nos últimos anos tem feito uma actualização constante das necessidades dos alunos e das exigências do mundo da dança. A escola procura estender as suas actividades a outros lugares e a outros públicos, tendo como máxima o enriquecimento dos alunos e o reconhecimento do seu trabalho nas mais diversas abordagens da dança.
O Ensino Artístico Especializado em Dança consiste numa formação reconhecida, oficializada e financiada pelo Ministério da Educação para alunos do 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade, e está dividida em três Cursos: Iniciação à Dança (1.º ao 4.º ano), Básico de Dança (5.º ao 9.º ano) e Secundário de Dança (10.º ano 12.º ano).
O curso oficial de Dança destina-se a crianças e jovens que possuem vocação e procurem desenvolver as tuas aptidões ou talentos artísticos através de uma formação sólida baseada na Técnica de Dança Clássica, Moderna e Contemporânea que lhes permita vir a exercer uma profissão na área da Dança.
O Curso Livre de Dança consiste numa formação extra-curricular destinada a alunos a partir dos 3 anos de idade que pretendem aprender e desenvolver uma área específica da Dança.
Os objectivos destes cursos tocam as finalidades da Educação Estética e Artística, isto é, incentivam a dimensão estética da educação, estimulam o conhecimento do património cultural e artístico, e sensibilizam para a importância do papel da Arte, na sua forma Dança e Movimento, no desenvolvimento geral das crianças e jovens e da relação deste domínio com as outras áreas do saber.
Paralelamente à sua principal área de intervenção, o Conservatório disponibiliza Serviços Complementares, como aulas de Preparação Física (ROPE, Progressive Ballet Technique, Flexibilidade); Yoga; Pilates; Apoio Nutricional e Psicopedagógico; e, transporte personalizado.
O Centro de Estudo dá resposta às necessidades dos alunos e das suas famílias durante o período lectivo e nas interrupções.
Alunos do CDVS distinguidos em concurso internacional de dança de Paris
Os alunos Ana Novais, Marta Loureiro e Tomás Ruão do Conservatório de Dança do Vale do Sousa, foram distinguidos na competição Youth America Grand Prix (YAGP), que decorreu em Paris, França, competição que decorreu entre o dia 7 e o dia 11 de Novembro.
Os alunos foram agraciados com o 2.º lugar na categoria de Pas de Deux Clássico e o aluno Tomás Ruão distinguiu-se como solista, obtendo o 1.º lugar de solista júnior contemporâneo e 2.º lugar de solista júnior clássico.
Tomás Ruão foi ainda distinguido ao receber várias bolsas de estudo (de curta ou longa duração) para diferentes escolas de ballet clássico internacionais, entre as quais American Ballet Theatre (EUA), Princess Grace Academy (Mónaco) e Paris Opera Ballet School (França).
O concurso juntou os mais promissores talentos da dança de todo o mundo sendo a sua principal missão a de promover a formação dos jovens bailarinos, oferecendo anualmente bolsas de estudo para as melhores escolas e companhias internacionais.
Os alunos do CDVS Ana Novais (13 anos) e Marta Loureiro (13) participaram na categoria de Pas de Deux clássico e Ensemble e o aluno Tomás Ruão (14 anos) além da participação na mesmas categorias, competiu também como solista júnior clássico e solista júnior contemporâneo.
De acordo com Bianca Tavares, após quatro dias de muitas aprendizagens, com aulas na Escola da Ópera de Paris e com as actuações na competição, os alunos viram o seu trabalho reconhecido com o prémio de segundo lugar na categoria de Pas de Deux clássico.
“O aluno Tomás Ruão venceu ainda o 2.º lugar na categoria de solista júnior clássico e 1.º lugar na categoria solista júnior contemporâneo. Além dos prémios o aluno viu o seu talento e (árduo) trabalho ser distinguido, com a oferta de várias bolsas de estudo (de curta ou longa duração) para algumas das melhores escolas de ballet clássico mundiais , tais como: American Ballet Theatre (EUA) San Francisco Ballet School (EUA) , Rosella Hightower International Dance Centre (França), Finnish National Ballet School (Finlândia), European Ballet School (Holanda), Princess Grace Academy (Mónaco), Zurich Dance Academy (Suíça), Paris Opera Ballet School (França)”, reforçou.