Já são conhecidos os projectos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo de Penafiel. Os resultados foram revelados esta tarde, em sessão solene, no auditório do Museu Municipal de Penafiel.
No total, serão seis os projectos que vão ser postos em prática a partir de Janeiro de 2017. O investimento da Câmara Municipal será superior a 248 mil euros.
Dos cerca de 54 mil eleitores que existem no concelho, 13.545 votaram nas 31 propostas existentes. Se o município fosse investir em todas as ideias apresentadas seriam necessários quase 1,3 milhões de euros.
Também a vice-presidente da autarquia realçou que a participação conseguida mostra que “as pessoas estão atentas e mobilizadas”. “De certeza que ver as obras no terreno vai estimular a participação em 2017”, disse Susana Oliveira, apelando ao presidente da câmara para que a verba seja aumentada no próximo ano.
“O aumento não está posto de lado, até pela adesão registada”, disse o edil ao VERDADEIRO OLHAR, sustentando que o facto de o município integrar a Rede de Autarquias Participativas permitiu que todo o processo decorresse da melhor forma.
Projectos vencedores
- Transporte assegurado: miúdos e graúdos! – 43.174,42 euros – 2520 votos
- Requalificação do espaço exterior da EB1 de Mosteiro em Paço de Sousa – 49.987,31 euros – 1514 votos
- De todos para todos: Carrinha Adaptada – 39.535,90 euros – 1144 votos
- Construção do Parque Infantil na Freguesia de Guilhufe e Urrô – 49.966,29 euros – 1079 votos
- A Bicicleta nas Escolas – 50.000 euros – 707 votos
- Projecto de arquitectura para edifício multifuncional de pavilhão gimnodesportivo – 15.375 euros – 517 votos
- TOTAL: 248.038,92 euros
“É um projecto que ambicionávamos há muito”
“É um projecto que ambicionávamos há muito. Não havia verbas de outra forma, até porque não temos protocolo com a Segurança Social. Todo o trabalho que temos feito é com voluntariado”, explica Diana Barbosa. E toda a gente quis ajudar, mesmo das freguesias vizinhas, assegurou: “Foi um trabalho árduo, mas nunca ninguém nos fechou a porta”.
Recreio da EB1 de Mosteiro em Paço de Sousa vai ter mais cor
“O espaço exterior estava descaracterizado e era um desejo de todos os pais investir naquele espaço”, diz a proponente. Como mãe e arquitecta, Joana Silva resolveu lançar o desafio.
Agora, com um investimento de quase 50 mil euros, o recreio vai ganhar baloiços com rede adaptados a crianças com necessidades educativas especiais, espaços relvados, uma casa de madeira para brincadeiras e um coberto no campo desportivo.
“Achamos que ia ser mais difícil, porque havia vários projectos na freguesia. Mas conseguimos passar a mensagem através das crianças e a conseguir o voto dos pais e dos familiares”, explica. “Tudo o que fizemos foi pelas crianças. Hoje são os nossos filhos, amanhã serão outros”, lembra Joana Silva.