Verdadeiro Olhar

Concurso desafia crianças a explorar património imaterial da Rota do Românico

As inscrições para a terceira edição do Concurso Escolar “Tradições Populares na Rota do Românico” decorrem até ao dia 5 de Abril.

A iniciativa pretende colocar as crianças a “explorar, de forma criativa, o vasto património imaterial do território da Rota do Românico: saberes, modos de fazer, festas, cantigas, danças, lendas, tradições, entre muitas outras manifestações da cultura popular local”. Em 2021, estiveram envolvidos cerca de 900 alunos da comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário (público e privado), do território abrangido actualmente pela Rota do Românico, constituído por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Serão premiados os três melhores de cada uma das três categorias a concurso: ilustração (ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico; criação literária (2.º e 3.º ciclos do ensino básico); e fotografia (ensino secundário).

A Rota avança que “serão particularmente valorizados os trabalhos que destaquem, de alguma forma, a ligação do património imaterial aos monumentos que constituem a Rota do Românico”.

Depois de feita a inscrição, os trabalhos podem ser enviados até 20 de Maio.