A actriz Ângela Marques e o instrumentista Aires Montenegro serão os intérpretes de mais um ‘Concerto Falado’, uma oferta do Mappa 21, um projecto da Câmara Municipal de Paredes, e que conta com a coordenação artística da companhia Astro Fingido.
A iniciativa está marcada para hoje, sábado, a partir das 21h30, na zona envolvente à Torre dos Alcoforados, também conhecida como a ‘Torre dos Mouros’, situada em Lordelo, e que é um dos “exemplares histórico-patrimoniais mais simbólicos de toda a região do Tâmega e Sousa.
As projecções-vídeo terão como ecrã a própria torre e têm a chancela de Francisca Dores, numa iniciativa que pretende unir “a palavra e a música numa fusão empática”, refere a organização.
A direcção cénica do espectáculo está a cargo de Susana Oliveira. Já a técnica é da responsabilidade do Teatro Art’Imagem.
Esta será a terceira apresentação dos ‘Concertos Falados’, de um total de quatro.
Segundo a organização, estes espectáculos pretendem “estabelecer o diálogo entre a música, ao ar livre, sempre que possível, com a palavra. Trata-se, na essência, de um binómio artístico, que junta um músico, que toca nickelharpa ou guitarra, a um performer. Juntos dão a conhecer a lenda paredense, da Senhora do Salto ou a Romaria a Santiago, reescrita pelo escritor Jorge Palinhos.
Como curiosidade, pode dizer-se que nickelharpa é um instrumento de origem nórdica, mais especificamente da Suécia, composto por corda friccionada e equipado com corda e teclas de ressonância, algo que se pode sintetizar na expressão “cordofone de teclas”.