Mais de mil carros e três mil pessoas passaram, no último fim-de-semana, pelo Kartódromo de Baltar, em Paredes, para participar naquela que se consolidou como uma das maiores concentrações tuning do país. O evento serviu para os amantes dos carros alterados mostrar os avultados investimentos que foram fazendo nas suas máquinas, mas também para os Bombeiros Voluntários de Baltar angariar fundos importantes para a corporação.
A edição do próximo ano já está garantida.
Carros com avultados investimentos
Foi a quinta vez que o Evento Tuning de Baltar decorreu no kartódromo situado em Baltar. Desta vez, o tempo não ajudou e a chuva terá afastado algumas centenas de pessoas. Mesmo assim, avança a organização, cerca de três mil adeptos do tuning passaram, durante os três dias que durou a concentração, por Baltar. Todos viram os 1030 carros que se inscreveram na iniciativa e que se foram distribuindo ao longo da pista de Baltar para mostrar as alterações levadas a cabo pelos seus proprietários e que significaram um investimento de milhares de euros. “Este Renault 11 Turbo é o meu carro de estimação. Quando o comprei há dois anos e meio ele já estava um pouco alterado, mas eu ainda coloquei o para-choques, as jantes, um kit de alargamento e algumas colunas. Já gastei cerca de sete mil euros e ainda me faltam algumas peças”, referiu Jorge Lobo. Com 24 anos e residente em Fafe, este amante do tuning já foi dono de seis carros e em todos alterou “o motor ou o exterior”. Actualmente, para além do Renault que levou a Baltar tem ainda um Toyota Celica “com 200 cavalos e com cinco mil euros de investimento”. “E está tudo legalizado. Com o dinheiro que gastava em multas preferi ter tudo em ordem”, garantiu.
Quem também vai, sempre que pode, ao Evento Tuning de Baltar é Tiago Soares. “Frequento todas as concentrações em Portugal e também participo nalgumas em Espanha”, diz o jovem de 28 anos e de Santa Maria da Feira. Tiago ganhou o gosto pelo tuning através dos amigos e, desde então, tem coleccionado automóveis. A Baltar levou um Fiat Punto equipado com sistema de som, máquina de fumo e leds. “Este é só para o som. Mesmo assim já gastei três mil euros em peças”, assegurou. Em casa, Tiago Soares deixou um Honda CRX que já sofreu melhoramentos avaliados em mais de dez mil euros. “Esse é para a velocidade”, confessou.
Os carros de Jorge e Tiago foram alguns dos que concorreram ao Top 3 Multi Media, uma das competições que integrou o Evento Tuning de Baltar. Mas quem se deslocou ao Kartódromo de Baltar assistiu ainda a corridas e a espectáculos de drift.
O Evento Tuning de Baltar é organizado pelos Bombeiros Voluntários de Baltar em colaboração com o Clube 850 Racing Caffe, de Penafiel. É, portanto, uma iniciativa solidária e cuja receita pesa no orçamento anual da corporação. “São valores significativos”, admite o presidente José Alberto Sousa. O mesmo responsável revela que a iniciativa foi uma sugestão de um bombeiro e que é para continuar. “Em algumas formaturas lançamos desafios aos bombeiros e um deles propôs esta concentração tuning. Foi aceite e é um sucesso. É uma das maiores do país”, referiu José Alberto Sousa.