A comunidade escolar e várias escolas do concelho assinalam, esta terça-feira, em colaboração com o município de Paredes, o Dia Mundial da Vida Selvagem, com um conjunto de actividades que têm como meta sensibilizar os alunos da importância da preservação das espécies selvagens.
Segundo a autarquia, a iniciativa visa, também, advertir e consciencializar a comunidade escolar para a necessidade de “sustentar toda a vida na Terra”.
Os alunos do Colégio Casa-Mãe, de Baltar, irão visitar o Centro de Recuperação de Animais Selvagens nas instalações da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), visita que culminará com a libertação de uma espécie no seu habitat, depois de ter estado internada a receber tratamentos de recuperação.
Os discentes do jardim-de-infância do Monte Mouriz farão uma visualização de espécies com recurso a lupa electrónica e uma aula ao ar livre para observação e identificação de figuras de animais selvagens e domésticos.
Já a Escola Básica de Cristelo receberá a exposição “Vida Selvagem”, iniciativa que tem como objectivo alertar os mais novos para a preservação e importância do meio ambiente.
Refira-se que estas actividades foram inscritas no site oficial do Dia Mundial da Vida Selvagem. Paredes é um dos dois municípios em Portugal que aderiu à valorização deste dia e que divulgou as suas actividades.