As Câmaras Municipais de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo já informaram que os estabelecimentos comerciais a retalho e de prestação de serviços se podem manter abertos até às 23h00 (havendo excepções).
Depois de ter sido decretado o estado de contingência pelo Governo, as autarquias eram chamadas a pronunciar-se, podendo determinar o encerramento entre as 20h00 e as 23h00. A abertura, também com excepções, está definida para as 10h00 em Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo e, às 9h00 em Lousada e Paredes.
Estes horários podem sofrer alterações face à evolução da situação epidemiológica causada pela pandemia COVID-19.
De acordo com a decisão do Governo, os estabelecimentos de restauração (incluindo cafés, pastelarias ou similares) poderão funcionar até à 01h00, sendo que a entrada de clientes é permitida até às 00h00.
Os estabelecimentos só podem abrir às 10h00 (ou 9h00 no caso de Lousada e Paredes), com excepção dos salões de cabeleireiro, barbeiros, institutos de beleza, restaurantes e similares, cafetarias, casas de chá e afins, escolas de condução e centros de inspecção técnica de veículos, bem como ginásios e academias, refere a decisão do Conselho de Ministros.
*Notícia actualizada às 13h30 com o acréscimo do concelho de Paredes