Verdadeiro Olhar

Começa hoje a Volta a Portugal em Bicicleta. Ciclistas passam por Valongo e Paredes

Foto/FPC (DR)

A Volta a Portugal em bicicleta começa hoje e termina no dia 4 de agosto. Com um prólogo de 5,5 quilómetros em Águeda, termina em Viseu com um contrarrelógio individual de 26.6 quilómetros, pelo meio haverá nove etapas em linha.

Ao todo serão percorridos 1540 quilómetros divididos entre prólogos e dez etapas. O pelotão tem 119 corredores, distribuídos por 17 equipas, sendo que uma delas é a Rádio Popular-Paredes-Boavista.

No dia 1 de agosto, na sétima etapa, a Volta tem 160,4 quilómetros e corre-se entre Felgueiras e Paredes, passando por Gandra, Lordelo, Vandoma, Cête e Baltar. No dia 3 de agosto, um sábado, os ciclistas percorrem 170,8 quilómetros, entre a Maia e Mondim de Basto, Sr.ª da Graça. Pelas 12h15, passam em Ermesinde, Valongo e Campo.

A Rádio Popular-Paredes-Boavista está representada por seis corredores, são eles César Fonte, Hugo Nunes, Tiago Leal, Francisco Peñuela, Raúl Rota, João Martisn e Hélder Gonçalves.

O prémio para o vencedor é de 15 mil euros, sendo que as recompensas financeiras superam os 120 mil euros. Os vencedores de etapas arrecadam 2880 euros.

Mas a prova rainha deu os primeiros passados em maio de 1885, quando começaram as primeiras corridas de ciclismo em Portugal, organizadas pelo Ginásio Clube Português, no Hipódromo de Belém.

A Volta a Portugal só aparece em 1927, com 1 965 quilómetros e 18 etapas. António Augusto de Carvalho, natural de Albarraque e que representava o Carcavelos, foi o primeiro vencedor da corrida, como revela o site da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A segunda edição da Volta a Portugal só aconteceria em 1931, organizada pelo “Diário de Notícias”. Começou em Cacilhas, com os corredores a atravessarem, primeiro, o Tejo de barco, após a partida simbólica do Marquês de Pombal, e pedalando até Setúbal,  como relata o Jornal “i”. Foram no total 18 etapas, espalhadas por 1 958 quilómetros.