As Oficinas de Cinema de Animação promovidas pelo Município de Lousada, em parceria com a Casa-Museu de Vilar e o realizador Abi Feijó, assinalam 10 anos e os agrupamentos de escolas do concelho, bem como estabelecimentos de ensino privados que participaram neste projeto já produzidas mais de 70 curtas-metragens.
“As diferentes técnicas e linguagens criam ambientes de aprendizagem estimulantes, agregadores do currículo e claramente transformadores para as crianças e jovens alunos que os frequentam”. A afirmação é do vereador da Educação, António Augusto Silva,
Desde 2018 que têm sido organizadas mostras dos filmes produzidos à comunidade escolar. Muitos dos filmes produzidos em Lousada têm marcado presença em festivais de Cinema de Animação nacionais e internacionais. Exemplo disso é o Cinanima, Festa Mundial da Animação, AÇÃO! – Festival de Vídeo Escolar, Monstinha, Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, Festival IFive – Festival Internacional de Vídeo Escolar, em Coimbra, 3in1 Film Fest, em Almeirim, entre outros.
A nível internacional os filmes de Lousada já passaram pelo Festival de Cinema Escolar de Alvorada-RS, no Brasil, Festival ANIMÁNIE, na República Checa, Animador Fest, na Sérvia, TOFUZI International Animated Film Festival, na Geórgia, Prime The Animation, em Espanha, The Cultural Animation Film Festival, no Hawaii, e, mais recentemente, pelo Festival 23rd Camera Zizanio, na Grécia.
A participação dos filmes em diferentes festivais tem resultado na obtenção de vários prémios. Entre eles, o Prémio Nacional de Animação na categoria Oficinas em 2017 com o filme “Aves Raras” realizado por alunos da EB Lousada Este (Caíde de Rei), “Um Dia Muito Agitado” (2020) – na versão inglesa “A Troubled Day” – do Externato Senhora do Carmo, ganhou o 2º prémio no 8th Animator fest – European Youth Festival of Animated Film, na Sérvia.
O melhor filme no Ação 07! Festival de Vídeo Escolar foi “100 Palavras” da EBS Lousada Norte (Lustosa) e o “Em Quadrado” do Agrupamento de Escolas de Lousada venceu o Cinedita – Festival de Curtas de Arganil em 2022. Para além disso, têm sido distinguidos com menções honrosas. Assim, no Cinanima foram distinguidos os filmes “Assombriação”, da EB Lousada Este, em 2018, e o “O Vírus da Felicidade” da Escola EBS Lousada Norte, em 2021.
No mesmo ano “O Sumiço dos Sorrisos” da EB Lousada Este ganhou uma menção honrosa na categoria oficinas do “Prémio Nacional da Animação” da Festa Mundial da Animação e, em 2022, o mesmo filme foi agraciado a menção honrosa no AÇÃO08! – Festival de Cinema em Viana de Castelo. Em 2021 no AÇÃO07! – Festival de Vídeo Escolar destacou o filme “Vila das Camélias” (EBS Dr. Mário Fonseca), e em 2022 “Sobe & Desce” do Externato Senhora do Carmo recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Animação 2022.
O cineasta e produtor cinematográfico português de animação, Abi Feijó, destaca que nestas oficinas “o mais importante é fazer um filme com as crianças e jovens, colocá-los do outro lado da câmara, questioná-los sobre este meio de comunicação e, se possível, fazer com que eles se surpreendam com os resultados, dignificar e valorizar o seu trabalho”.
“E se, por acaso, algum deles pretender vir a seguir esta profissão têm depois a oportunidade de frequentar um dos diversos cursos disponíveis em universidades e institutos politécnicos têm para oferecer”, frisou, acrescentando que quase “todas as disciplinas podem encontrar maneiras de transmitir os seus próprios programas de uma maneira diferente das habituais e isso pode despertar o interesse dos alunos. Para encontrar estas pontes e estabelecer parcerias é fundamental estamos abertos a ouvir o que os professores tem a dizer, quais as suas preocupações e estudarmos em conjunto maneiras de trabalhar”.