O município de Lousada, em colaboração com a Casa Museu de Vilar, tem desenvolvido nos últimos anos um conjunto de projectos no âmbito das Oficinas de Cinema e Animação, adianta a autarquia. A mostra de obras cinematográficas de animação foi realizada em formato online, durante o mês de Junho, a partir do site da Câmara Municipal de Lousada.
Dinamizado pelo realizador Abi Feijó, o objectivo passa por desenvolver a criatividade e aprendizagem dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, além do ensino secundário.
Os trabalhos apresentados foram “100 PALAVRAS”, organizado por alunos do 8.º e 9.º anos da Escola Básica e Secundária Lousada Norte, em Lustosa, com a professora Filomena Martins. Com a colaboração da professora Manuela Gomes, foram apresentados “A Vila da Amizade”, da Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, em Nogueira, e “O Caminho da Amizade”, pela Escola EB 2,3 de Caíde de Rei.
Por outro lado, o Externato Senhora do Carmo exibiu “Um Dia Muito Agitado” e a Escola Secundária de Lousada apresentou “Dear Future”, realizado por alunos do 11º H e 12º I, do Cantinho das Artes e Ideia.
De acordo com o Dr. António Augusto Silva, vereador da Educação, “este é o resultado de um processo que envolve professores, a quem agradecemos de uma forma especial, e alunos que demonstram uma enorme criatividade ao longo dos seus anos de existência do projecto”, acrescentando que muitos dos filhos que resultam das Oficinas de Animação “são de elevada qualidade e, por isso, têm sido seleccionados para festivais nacionais e internacionais e, alguns eles, vencido nas diversas categorias”.
As Oficinas de Animação, desenvolvidas por um grupo de estudantes das escolas públicas e privadas do concelho de Lousada, em parceria com a Casa Museu do Vilar – A Imagem em Movimento e o realizador e produtor de cinema Abi Feijó, são divididas em sete oficinas de animação.
Cada oficina, ao longo do ano lectivo, realiza visitas guiadas ao Museu do Vilar, pesquisa sobre o assunto em causa, escreve a história para a base dos filmes, colabora com os professores e aprende sobre estudos visuais e filmagens. Ao mesmo tempo, os estudantes adquirem aprendizagens e experiências inovadoras com o objectivo final da realização de um pequeno filme de animação.
O projecto, que existe desde 2015, já contou com vários filmes produzidos neste contexto e, alguns, foram seleccionados para festivais e foram meritórios de alguns prémios. A actividade insere-se no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pelo município em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, cofinanciado pelo programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).