Verdadeiro Olhar

Cinco medalhas de ouro entregues no 179.º aniversário do concelho

O 179.º aniversário do concelho de Paços de Ferreira foi assinalado hoje, dia 6 de Novembro, feriado municipal, com a entrega de medalhas de ouro do município a cinco personalidades e instituições locais: D. António Taipa, Bispo Auxiliar Porto; o professor e economista Carlos Alves; Álvaro Neto, advogado e jornalista; o empresário Adelino Martins e a Obra Social e Cultural D. Sílvia Cardoso.

Num dia em de recordar memórias procurou-se, sobretudo, projectar o futuro. Além de ter sido apresentado o “Plano Estratégico e de Ações para os Setores do Mobiliário e Vestuário de Paços de Ferreira”, que pretende ajudar as empresas a modernizar-se e a fazer apostas de internacionalização, tomou posse o Conselho Consultivo para o desenvolvimento económico do município e homenagearam-se as empresas e empresários com 25 ou mais anos de actividade.

Data valorizou e reconheceu o trabalho de várias figuras

O dia 6 de Novembro é um momento de afirmação do concelho, da sua identidade e ADN, acredita o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Tal como no discurso do ano passado, Humberto Brito pediu aos pacenses que sintam este dia de Paços de Ferreira como seu e que o usem para reforçar os laços comunitários.

A data, salientou, é de reconhecimento do trabalho e de valorização dos concidadãos que “graças ao seu trabalho projectam o concelho e são um exemplo para todos”. Esta manhã, foram distinguidas com a medalha de ouro do município quatro personalidades e uma instituição.

António Taipa, Bispo Auxiliar Porto, recebeu a Medalha Municipal de Honra, Grau Ouro. “É um exemplo. Representa o melhor do ADN do nosso concelho: a humildade”, sustentou Humberto Brito. “Continua a viver a nossa terra e está sempre presente nas festas, nos jogos desportivos…”, acrescentou.
A Medalha Municipal de Altruísmo e Mérito, também Grau Ouro, foi atribuída ao professor,
economista e vogal do conselho directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Francisco Alves, “um notável investigador nacional que mantém a ligação a Paços de Ferreira e às suas gentes”, disse o autarca.

Com a Medalha Municipal de Altruísmo e Mérito
foram ainda distinguidos Adelino Martins, um empresário empreendedor, fundador do Grupo
Martins e “mecenas de várias colectividades com uma generosidade ímpar”; e a Obra Social e Cultural D. Sílvia Cardoso (representada por Maria José Lencastre), pelo importante trabalho social desenvolvido no concelho. Humberto Brito lembrou ainda o processo de beatificação em curso, de D. Sílvia Cardoso, notícia que o povo
recebeu com emoção.

Pelo “amor que dispensa ao desporto concelhio e à causa pública”, Álvaro Neto, advogado e jornalista, “amigo de Paços de Ferreira”, foi distinguido com a Medalha Municipal de Valor Desportivo, Grau Ouro.

Autarca prometeu continuar a gerir com rigor

No seu discurso, Humberto Brito aproveitou para recordar que a função de presidente da Câmara é “transitória”. “Reafirmo o compromisso de gerir com rigor os dinheiros públicos e canalizar verbas para apoiar os mais carenciados”, declarou.

O autarca lembrou ainda que “fruto de um esforço diplomático que reuniu à mesa interesses díspares num processo que terminou com vantagens para ambos os lados”, o preço da água vai reduzir para metade. Por outro lado, frisou a importância de homenagear os empresários: “Ao homenagear estas empresas também estamos a homenagear os trabalhadores, ninguém consegue o sucesso isoladamente”. Humberto Brito disse-se ainda empenhado em valorizar a identidade do concelho e internacionalizar a marca Paços de Ferreira.

Durante a tarde as cerimónias comemorativas continuaram como a inauguração dos centros escolares de Seroa e Eiriz.

Mais de 200 empresas homenageadas

Durante as cerimónias foram homenageadas mais de 200 empresas com 25 ou mais anos de actividade.

No seu discurso, Humberto Brito salientou a importância de a câmara municipal e empresas caminharem lado a lado, “e remarem para o mais lado” para conseguirem superar as dificuldades actuais.

“O sucesso das empresas dificilmente poderá resultar de esforços individuais. A maioria não tem dimensão para participar sozinha em feiras internacionais, nem recursos internos”, afirmou o autarca, que acredita que o Plano Estratégico apresentado poderá ajudar a conseguir fundos comunitários para apoiar a internacionalização das empresas.

O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira lembrou a descida dos números do desemprego nos últimos dois anos. “Temos menos 2200 desempregados, mas os números ainda são preocupantes”, disse. Humberto Brito acrescentou que acredita que “este é um concelho de oportunidades. É um concelho que atrai empresas e fixa pessoas”.

No âmbito da promoção externa do mobiliário e da marca Capital Europeia do Móvel, o autarca realçou a importância do contrato celebrado que permite a uma loja em Saragoça, Espanha, representar esta marca. “É a primeira pedra de um grande projecto de dimensão europeia. Uma plataforma para projectar a identidade de um território. Não tenho dúvidas que teremos, brevemente, uma rede de lojas da Capital Europeia do Móvel”, concluiu.

 

O que eles disseram

“Obrigado por este reconhecimento”, Maria José Lencastre, Obra Social e Cultural D. Sílvia Cardoso

 “Esta medalha é de todo o movimento associativo de Paços de Ferreira. Sinto-me orgulhoso de representar toda esta gente”, Álvaro Neto, advogado e jornalista

 “As empresas só têm sucesso se tiverem pessoas satisfeitas. Temos 120 funcionários e são eles o sucesso do Grupo Martins. Temos dado apoio social e peço aos outros empresários que se esforcem para ajudar quem mais precisa”, Adelino Martins, empresário

Este é um reconhecimento pelo passado que cria responsabilidades para o futuro. É uma distinção que muito me honra. Conhecimento é a palavra que marca a minha vida, e ser de Paços de Ferreira tem sido um factor positivo”, Carlos Alves, economista

“Fico orgulhoso e vaidoso com esta distinção. Sou daqui e tenho muito orgulho em ser daqui. Devo-me à gente daqui. Gente empreendedora, teimosa e que aposta no futuro. Nunca esqueço as minhas origens”, D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto

 

Notícia actualizada a 12 de Novembro com declarações dos homenageados.