A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa participou num encontro de parceiros, que visou a “promoção da competividade das PME’s, através da transformação digital”, e que decorreu na Letónia.
Designada de conferência do DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation foi organizado pelo Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, entidade que lidera o projeto. A CIM do Tâmega e Sousa esteve representada pela chefe da equipa multidisciplinar de Políticas Públicas Intermunicipais, Ester Moreira da Silva.
Assim, os parceiros do DigiBEST reuniram-se em Riga, cidade que recebeu também a reunião de arranque do projeto, desta feita para fazerem um ponto da situação da implementação dos planos de ação para a promoção da digitalização das PME, que ficará concluída em julho deste ano, data que assinala ainda o término do projeto, bem como uma análise retrospetiva de parceiros e stakeholders relativamente às boas práticas e aprendizagens colhidas ao longo da execução do mesmo.
A conferência constituiu ainda um “momento para lançar sementes para futuros projetos europeus, assegurando a manutenção das parcerias e redes colaborativas já firmadas”, explica a CIM, em comunicado.
Refira-se que o plano de ação desenhado pela CIM do Tâmega e Sousa para a região incorpora “informação sobre a forma como as boas práticas e os ensinamentos retirados da cooperação entre os parceiros do projeto nas visitas de estudo realizadas podem ser adaptados ou replicados no território, de modo a melhorar o instrumento de política de apoio selecionado” pela região portuguesa “para o acesso ao financiamento das PME e transformação digital”.
Este plano materializa-se em três ações: “criação de um espaço de coworking na CIM do Tâmega e Sousa, dinamização de um fórum regional sobre a transformação digital das empresas e implementação de um programa de capacitação digital para empresários e população ativa”.
O DigiBEST é um projeto de cooperação inter-regional para a melhoria da política de promoção da competitividade das PME, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Governo da Noruega, através do programa INTERREG EUROPE.
O principal objetivo do projeto é “promover a competitividade das PME através da sua transformação digital, propondo soluções para aumentar sua capacidade de usar tecnologias avançadas e novas abordagens de negócios inovadoras, traduzindo-se na melhoria do desenvolvimento económico geral e do emprego”.
O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do programa Interreg Europe, num total de 1,14 milhões de euros.
Para além da CIM do Tâmega e Sousa, integram o projeto o Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, a Universidade da Letónia, a Região de Trøndelag (Noruega), a Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional (Itália), a Província de Granada (Espanha) e a instituição financeira Austria Wirtschaftsservice Gesellschaft (Áustria).