A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) promove, no dia 23 deste mês, uma visita de campo a explorações hortícolas em modo de produção biológico, à Quinta da Lameira, em Penafiel,
A deslocação a esta quinta faz parte de um conjunto de visitas a explorações agrícolas organizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), no âmbito de um estudo para aferir o potencial económico do sector agro-alimentar da região.
Após a visita haverá um momento de apresentação e discussão do modelo de negócio para a produção de hortícolas em modo de produção biológico, com o objectivo de introduzir melhoramentos ao mesmo e fomentar a sua implementação por parte dos participantes.
A visita de campo está limitada a 40 participantes.
Estas visitas de campo pretendem proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados.
Constituem igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do sector agro-alimentar.
As visitas de campo inserem-se no âmbito da operação “Capacitar o Tâmega e Sousa para a Especialização Inteligente”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, sendo cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Destinam-se a produtores ou potenciais interessados em iniciar actividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com actuação no sector do agro-alimentar do Tâmega e Sousa,