José das Neves, João Oliveira, Rui Silvestre e Arnaldo Azevedo receberam, esta quarta-feira, um voto de louvor de todos os deputados com assento na Assembleia Municipal (AM) de Valongo pelo mérito alcançado com o seu trabalho, quer a nível nacional como internacional.
Reconhecidos em áreas tão díspares como a investigação e a cozinha, Valongo quis homenagear os filhos da terra que, e “apesar da sua juventude”, têm um percurso “brilhante” a nível profissional.
O valonguense José das Neves tem 43 anos e é doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto. Ao longo da sua carreira tem-se debruçado no estudo de administração de medicamentos para a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e no trato genital feminino inferior. É ainda “autor de 76 artigos, 13 capítulos de livros e 80 apresentações em reuniões científicas”, como consta do voto de louvor atribuído em AM.
Já os chefs naturais de Valongo João Oliveira e Rui Silvestre, e à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, renovaram as Estrelas Michelin para o ano 2022 nas cozinhas dos restaurantes onde trabalham. Arnaldo Azevedo, também natural de Valongo, estreou-se na atribuição desta distinção.
Recorde-se que João Oliveira e Rui Silvestre já receberam a medalha de mérito atribuída pelo município.
Os deputados também aprovaram uma saudação a Fernando Faria Sampaio, político e dirigente associativo, pelo trabalho desenvolvido em prol do município.
Além destas distinções, a segunda parte da sessão ordinária da AM de Valongo serviu ainda para aprovar a nomeação de um auditor externo, responsável pela certificação legal das contas do município. Um ponto que foi aprovado por maioria, contando com 12 abstenções do PSD, CDS-PP, CDU, BE, Chega e PAN.
O apoio à actividade comercial e industrial através das isenções de taxas municipais, pagamento de rendas para o primeiro trimestre de 2022 e ocupação do espaço público foram outros dos pontos que mereceram a anuência dos deputados municipais.