A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta que a chuva forte e o vento se vão manter nas próximas horas.
A precipitação intensa, vento forte e a queda de neve em algumas zonas do norte do país motivam a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais e obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, bem como a ocorrência de cheias, pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
O mesmo organismo alerta ainda a população para a a possibilidade de deslizamentos e derrocadas, motivados pela infiltração da água.
Também as estradas estarão escorregadias devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo ou neve, a par do arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.
Por isso, a população deve adotar comportamentos adequados, como seja “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e assegurar “uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”.
Pela região, os municípios de Lousada, Paredes e Paços de Ferreira alertam também para o agravamento das condições metereológicas e avançam que a Proteção Civil está em alerta.