Verdadeiro Olhar

Chumbada separação de freguesias de Paços de Ferreira. PS fala em “desrespeito” para com a população. PSD culpa autarca

As propostas para a desagregação da união de freguesias de Paços de Ferreira, Modelos e Sanfins e Lamoso e Codessos foram chumbadas pelo grupo de trabalho parlamentar que está a analisar 150 pedidos de separação, “devido a insuficiência técnica dos processos apresentados”. O PS diz que este chumbo representa “um desrespeito” para com a vontade das populações. Já o PSD culpa a autarquia que se mostrou “incapaz” de liderar este dossier.

Em comunicado, o PSD local atira-se ao presidente da Câmara Municipal, o socialista Humberto Brito (PS), acusando-o de ser responsável por este chumbo ao não garantir “a qualidade técnica das proposta”. Um argumento que não convence os socialistas de Paços de Ferreira que acusam o partido do Governo, “coadjuvado pelo Chega”, de demonstrar um “claro desrespeito pela vontade expressa da população, que ao longo dos últimos anos tem manifestado, de forma inequívoca, o desejo de ver as suas freguesias desagregadas”.

O PS argumenta que esta separação é “de vital importância para o desenvolvimento local e para a promoção de uma gestão mais próxima e eficaz das necessidades dos cidadãos”, acrescentando que o PSD não pode “ignorar as vozes de quem realmente vive e trabalha nestas comunidades”, porque com esta postura está a demonstrar um “preocupante do afastamento em relação aos interesses da população”.

PS apela às populações destas freguesias chumbadas para que se mobilizem e mostrem a sua vontade junto do Governo

Os socialistas de Paços de Ferreira apelam a “todos os cidadãos para que se mobilizem e façam ouvir a sua voz”, porque é “fundamental que a nossa comunidade se una”, não permitindo que “a política se afaste dos seus cidadãos, ignorando as suas necessidades e vontades”.

Apesar de a desagregação das freguesias de Frazão e Arreigada poder avançar, o PSD assegura que não desiste das restantes que foram chumbadas e anuncia que já solicitou uma reunião, com carácter de urgência, com o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, para procurar “encontrar uma solução”.

Refira-se que, o grupo de trabalho parlamentar está a analisar 150 pedidos de separação, sendo que os chumbos resultam de relatórios elaborados pela comissão técnica para cada um dos processos.

As votações têm que ser confirmadas na comissão parlamentar de Poder Local e Coesão Territorial, subindo, em seguida, a plenário. E há processos chumbados, como é o caso de Paços de Ferreira, Modelos e Sanfins e ainda Lamoso e Codessos que podem ser reavaliados.

A votação final dos processos de desagragação em plenário decorrerá entre os dias 15 e 18 de janeiro.

Recorde-se que, foram apresentados 188 processos que visavam a desagregação de freguesias, sendo que 25 nem foram considerados, uma vez que foram entregues após a data limite estabelecida por lei. Outros 20 também não tinham o mínimo de eleitores exigidos, ou seja, 250 nas freguesias de baixa densidade e 750 nas restantes.