As unidades hospitalares de Amarante e Penafiel, que integram o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, assinalaram o Dia Mundial da Diabetes com a realização de dezenas de rastreios com equipas de enfermagem que prestaram esclarecimentos sobre a doença.
A sensibilização continuou com uma aula, no Hospital de Amarante, em que participaram mais de uma centena de jovens que tiveram oportunidade de ouvir falar sobre a doença, participar em rastreios, conhecer a realidade da Consulta de Pé Diabético do CHTS (que apresenta a mais baixa taxa de amputações do país), e ainda conhecer alternativas de vida saudáveis e formas de evitar a doença.
“A nossa responsabilidade para com a população tem por base os cuidados que todos os profissionais de saúde prestam nos hospitais, mas também na forma como nos envolvemos com a comunidade e criamos condições para ajudar a educar para a saúde e a prevenir”, realçou Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, citado em nota de imprensa.
Para chamar a atenção para esta doença que afecta mais de um milhão de portugueses, os concelhos do Tâmega e Sousa têm iluminado edifícios em tom de azul, a cor que simboliza a luta contra a diabetes.