O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) reorganizou serviços para disponibilizar camas para doentes Covid-19 a hospitais que se encontram mais pressionados.
“Embora não se possa falar em tranquilidade, atendendo à realidade actual, há outros hospitais com maior pressão e com doentes a necessitar de ajuda. Assim, vão ser disponibilizadas desde já cinco camas para o efeito, acreditando que tal possa alargar-se a mais camas se a incidência da pandemia na região não tiver crescimento nos próximos dias”, diz comunicado, salientando a importância da solidariedade entre instituições.
O CHTS lembra que esteve “debaixo de um autêntico tsunami, com afluência inusitada de doentes Covid em simultâneo” em 2020, tendo atingido, “no pico máximo”, 235 doentes internados, 10% do total do país. “Nessa altura, e depois de muitos pedidos de ajuda, foi possível acautelar o tratamento a todos os doentes, não deixando ninguém para trás, com a transferência de vários doentes para outros hospitais do país”, sustenta a nota de imprensa.
O centro hospitalar refere ainda que está em processo de reorganização para aumentar ainda mais a resposta em Cuidados Intensivos, além do significativo crescimento já efectuado desde o início da pandemia.