O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Núcleo da Diabetes, assinalou o Dia Mundial da Diabetes com diversas iniciativas, que decorreram de 13 a 15 de Novembro.
O arranque foi dado na sexta-feira, no Auditório do Hospital Padre Américo, com os alunos do Externato D. Afonso Henriques (Resende), Escolas Secundárias de Paredes e Penafiel a apresentarem os seus trabalhos sobre a Diabetes, diz nota de imprensa. “Esta foi uma iniciativa conjunta com a Liga de Amigos do Hospital Padre Américo que pretendeu envolver activamente os alunos na temática da diabetes. Foi constituído um júri que avaliou e premiou os trabalhos apresentados, atribuindo uma máquina fotográfica aos três melhores cartazes”, refere o centro hospitalar.
Sendo a Diabetes uma doença “silenciosa” e, a Diabetes Tipo 2, uma doença essencialmente de carácter comportamental, a intervenção pedagógica precoce torna-se importante na sensibilização para a mudança de estilos de vida como forma de prevenir e controlar a doença. Neste sentido, os alunos, como possíveis indutores de comportamento nos seus círculos de amigos e familiares, puderam ainda assistir a sessões práticas sobre Alimentação Saudável, Cuidados Podológicos no Pé Diabético e Retinopatia Diabética. No átrio do Hospital Padre Américo, utentes e visitantes foram convidados a realizar rastreios à Diabetes e Hipertensão.
Durante o fim-de-semana, para além dos trabalhos dos alunos expostos no átrio do Hospital, o CHTS manteve iluminada de azul a estátua do Padre Américo como símbolo do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de Novembro.
Para terminar as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, e em parceria com a Casa de Pessoal do Hospital Padre Américo, cerca de 100 pessoas associaram-se à caminhada “Unidos pela Diabetes” desde o Hospital Padre Américo ao Parque da Cidade de Penafiel. Com o apoio do ginásio Ideal Korpus, foi ainda realizada uma aula de zumba. Foi ainda proporcionado um magusto a todos os participantes.