Segundo avançou hoje o jornal Expresso, com base em declarações do presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, o Hospital Padre Américo, em Penafiel, tem mais de 140 doentes internados com Covid-19 – dos quais 10 em cuidados intensivos – o dobro dos que tem o Hospital de São João, no Porto.
Carlos Alberto Silva adiantou ao jornal que todos os dias se reiventam soluções para dar resposta às necessidades e que das (aproximadamente) 500 camas para internamento, excluindo as de pediatria e de serviços específicos, como a obstetrícia, cerca de 28% estão alocadas a doentes infectados com o novo coronavírus.
Ainda assim, o responsável pelo CHTS salienta que “o anúncio do caos é absolutamente exagerado”. “Não podemos dizer que estamos no limite porque vamos reinventando soluções, como sempre fizemos”, explica ainda, lembrando que o hospital vai transferindo alguns doentes para outras unidades, como sempre fez.
Recorde-se que, este fim-de-semana, foi instalado junto à unidade um hospital de campanha do INEM para apoiar uma unidade que dá resposta a mais de meio milhão de habitantes, 5% da população portuguesa. “Ao longo do ano, já somos a segunda maior urgência do Norte do país, a seguir ao São João. Mas não temos os recursos de um grande hospital central. Temos um terço dos colaboradores e do orçamento anual do São João e, neste momento, temos o dobro dos doentes Covid internados “, revelou o administrador ao Expresso.