O piloto de S. Martinho do Porto, Christophe Agostinho, sagrou-se, esta tarde, na zona Ribeirinha de Entre-os-Rios, em Penafiel, local onde decorreu o Campeonato da Europa de Jetski e Motos de Água, bicampeão Europeu.
Numa competição que definiu, também o campeão mundial de juniores, o Grande Prémio de Portugal Sentir Penafiel de Aquabike registou um elevado número de participantes.
O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, realçou a forte presença de mais de 100 atletas de 15 países que deram um novo colorido e trouxeram uma nova dinâmica à zona Ribeirinha de Entre-os-Rios, que no ano passado já tinha acolhido esta competição e este ano voltar a destacar-se pela elevada participação do público, mas, também, pela entrega dos pilotos que lutaram até à exaustão pelo pódio.
“Temos que trabalhar neste domínio da atracção de visitantes se queremos afirmar Penafiel como município de elevado potencial em termos turístico”
O autarca reconheceu que este tipo de competição foi uma mais-valia para o sul do concelho, potenciando economia local, fazendo com que a capacidade hoteleira do concelho e da região tivesse esgotado.
“Esta é efectivamente uma zona única, com um enquadramento perfeito”
Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, Paulo Ferreira, relevou a forte adesão do público que voltou a comparecer em massa, nesta segunda edição, do Campeonato da Europa de Jetski e de Motos de Água e justificou a escolha de Entre-os-Rios para acolher esta competição à escala internacional com o facto da zona ribeirinha ter um enquadramento único, condições para a realização deste evento e de se distinguir pelos seus espelhos de água.
“Esta é efectivamente uma zona única, com um enquadramento perfeito para este tipo de provas e este facto associado à excelente relação que vimos mantendo com a Câmara de Penafiel têm sido decisivas para que tenhamos apostado pela segunda vez consecutiva em Entre-os-Rios”, afirmou, salientando que todos os pilotos ficaram maravilhados com os rios Douro e Tâmega e o ambiente registado durante os vários dias de competição.
“É uma prova que atrai visitantes, potencia a economia local, a restauração e a hotelaria”
A presidente da Junta de Freguesia da Eja, Isabel Guedes, reconheceu que esta competição tem permitido dar uma nova dinâmica ao sul do concelho.
“É uma prova que atrai visitantes, potencia a economia local, a restauração e a hotelaria”, concretizou.
Na segunda corrida e após ter prontamente assistido pelo médico da prova, o português alinhou partindo literalmente ao ataque e levando o público ao rubro quando cruzou a linha de meta com a vitória. Nesta manga, o espanhol Roberto Alexander terminou em segundo posto, enquanto Patrick Agostinho, irmão de Christophe, assegurava par Portugal mais um pódio, terminando em terceiro lugar.