Quem quiser acompanhar o navegador Fernão Magalhães na volta ao mundo pode fazê-lo, nos dias 10 e 11 de Setembro, na zona exterior do Mosteiro de Cête, em Paredes.
O convite é da associação Cêteatro, que co-produz o espectáculo ‘Genoa’, que envolve cerca de “50 pessoas”, como explicou ao Verdadeiro Olhar, o assistente de encenação.
Manuel Pereira fez questão de sublinhar que esta produção pretende homenagear a “nossa História”.
De ressalvar que, este projecto é uma co-produção do Cêteatro, Academia Utopia das Artes, as associações de Dança WAB FAM e Cultura Musical de Cête, a Force Event’s Produtions, Sofia Gomes, e pelas designers gráficas, Silvana, Beatriz e Pedro.
A encenação e o texto são da responsabilidade de Salomé Rodrigues.
Fernão de Magalhães liderou a expedição marítima, que deu a volta ao mundo, atravessando o Oceano Pacífico. O feito deu-lhe um lugar na História de Portugal e do mundo, apesar de não ter concretizado na totalidade a viagem de circum-navegação. Morreu aos 41 anos, nas Filipinas, no dia 27 de Abril de 1521.
E esta viagem notabiliza-se então por ter provado, na prática, que a Terra tinha formato esférico.
Fernão de Magalhães morreu há precisamente 500 anos e a colectividade Cêteatro pretende “recordar” e “dar a conhecer” o grande feito do navegador português.
Para além de levar ao palco esta parte importante da nossa História, o ‘Genoa’ destaca-se pelo facto de “envolver muitos jovens”.
Para Manuel Pereira é fundamental sublinhar este aspecto, porque estas actividades “criam-lhes valores e ajudam-nos no futuro”. “Aliás, os jovens participantes têm idades que vão dos 15 aos cerca de 22 anos”, o que quer dizer que “conseguimos fazer grandes coisas com os mais novos”, acrescenta.
Sobre o espectáculo, a organização avança na sinopse que os envolvidos em palco, que vão desde actores, dançarinos e cantores, “nem sabem que a alma ousada, do morto ainda comanda a armada, pulso sem corpo ao leme a guiar, as naus no resto do fim do espaço: que até ausente soube cercar, a terra inteira com seu abraço”.
O ‘Genoa’ narra então a “história do homem que abraçou a terra, inspirado pela sombra da lua”. “Foi nesta viagem com um destino traçado, que o rumo se perdeu, levando a humanidade a atingir uma das suas maiores proezas, a primeira viagem marítima em torno da terra”, descrevem. O enredo “mostra as façanhas e peripécias do navegador Fernão de Magalhães e dos seus companheiros, que, no inesperado, tornam a terra no reflexo da lua”.
A entrada para este espectáculo é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 1 de Setembro, através da página de Facebook ‘Genoa’.
A apoiar este evento está a Direcção Regional de Cultura do Norte, a autarquia de Paredes, a Rota do Românico, a Junta de Freguesia, os bombeiros, a paróquia e o Centro Social de Cête.