A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa lançou um concurso público internacional para a instalação de pontos de acesso a redes wi-fi nos locais de maior interesse turístico-cultural dos municípios que a integram – nomeadamente, Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel. O aviso já foi publicado em Diário da República.
Segundo nota de imprensa, “os centros históricos das vilas e cidades da região, bem como as zonas de maior afluxo de turistas e visitantes, vão passar a estar cobertos por rede gratuita de internet sem fios de elevada qualidade”.
O projecto chama-se “Tâmega e Sousa Wi-fi” e resulta de uma candidatura ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal. O investimento previsto é de 220 mil euros. “A implementação desta solução vai permitir, por um lado, melhorar a experiência do turista na sua visita à região e, por outro, contribuir para uma gestão mais inteligente do destino turístico, ao disponibilizar um conjunto de ferramentas que permitem ajustar a oferta ao fluxo de turistas, acrescentando valor tanto para os turistas e visitantes, como para os agentes económicos, investidores, governança local e população em geral”, acredita a CIM.
A mesma entidade afirma que este será “mais um importante contributo para a consolidação da estratégia para o sector do turismo na região, tornando-a “cada vez mais atractiva e mais coesa económica, social e territorialmente”.
Recorde-se que alguns concelhos da região já beneficiaram também do projecto WiFi4EU da União Europeia, estando a rede de Paços de Ferreira já operacional.