O Centro Social e Paroquial da Vila de Baltar, concelho de Paredes, inaugura, esta sexta-feira, as novas instalações do jardim-de-infância, após ter sido sujeito a obras de remodelação. Esta valência serve cerca de 120 crianças do pré-escolar.
Segundo o vice-presidente da instituição, José Leal, a inauguração do jardim-de-infância irá coincidir com a apresentação do projecto das obras de requalificação do edifício da Casa António Pereira Inácio, um dos beneméritos da instituição, emigrante no Brasil que manteve sempre uma ligação à comunidade de Baltar e que doou os terrenos à instituição.
A intervenção no edifício prevê obras na sala do Centro de Estudos e no ATL assim como no espaço onde funciona o gabinete do Rendimento Social de Inserção, adiantou José Leal.
O dirigente revelou ainda que as obras deverão iniciar este ano, já que o processo foi submetido à Câmara de Paredes há dois anos, faltando apenas a aprovação das especialidades.
“Acreditamos que a requalificação do edifício possa iniciar, ainda, este ano e estar concluída em 2019”, disse.
José Leal realçou, também, que durante este evento será realizada uma cerimónia para a para a assinatura de um contrato-promessa sobre a doação de 150.000 euros realizada pela família Ermírio de Moraes, uma das famílias mais influentes do Brasil, cujos antepassados são naturais desta freguesia e, que por consequência, têm uma forte ligação a esta comunidade.
Segundo o vice-presidente, este fundo será fundamental para o projecto de renovação do Centro Social e Paroquial de Baltar.
“Com esta requalificação vamos ficar dotados de excelentes condições cumprindo os objectivos do Centro Social e Paroquial de Baltar que têm como propósito fundamental dar resposta às necessidades da freguesia, nos domínios da solidariedade social e da educação”, frisou.
O Centro Social e Paroquial de Baltar serve 286 utentes distribuídos pelas valências Centro de Dia “Pereira Inácio”, Serviço de Apoio Domiciliário, CATL – Centro de Actividades de tempos livres de Conciliação Familiar “Maria Helena”, Centro de Estudos “Maria Helena”, Creche Florescer do Sonho, Jardim-de-Infância “Glória Leão” e Gabinete de Centro Social de Inserção. A valência do Rendimento Social de Inserção dá resposta a mais de 500 famílias.
A inauguração das novas instalações do jardim-de-infância vai contar com a presença de diversas entidades locais, desde a Câmara Municipal de Paredes aos Bombeiros, GNR, assim como de representantes da Segurança Social.
Durante a manhã haverá uma visita às instalações e assinatura do documento da doação. Há tarde, pelas 15h00, há inauguração e benção das novas instalações.
O Centro Social e Paroquial de Baltar é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS). António Pereira Inácio teve um papel crucial na criação da instituição doando os terrenos à associação. A sua própria casa acolheu durante anos o jardim-de-infância. Em 1972, a vicentina Glória Leão e o padre Eugénio fundaram o Centro Paroquial de Assistência e Formação Social de Baltar que mais tarde, em 1988, se passou a designar de Centro Social e Paroquial de Baltar.