O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala o Dia Mundial do AVC, acidente vascular cerebral, com uma iniciativa aberta à comunidade e que se vai realizar este domingo, a partir das 9h00, no Centro Escolar de Paredes, junto à Piscina Municipal.
Exercício físico, rastreios e um showcooking com o Chefe Miguel Ângelo são algumas das atividades previstas, numa manhã aberta a participantes de todas as idades.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), o AVC é a primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. A adoção de hábitos de vida saudáveis é a melhor medida de prevenção. Assim, seguir uma alimentação saudável, praticar atividade física, deixar de fumar e não beber álcool, bem como o controlo de doenças como a hipertensão, diabetes e arritmias cardíacas são essenciais, refere o CHTS.
O aparecimento súbito de um dos três sinais de alerta – dificuldade em falar, desvio da face ou falta de força num braço – é motivo para telefonar imediatamente para o 112 e referir os sinais identificados.