A deputada Ana Virgínia, acompanhada por elementos da organização distrital do PCP, fez parte da delegação do Grupo Parlamentar do PCP que visitou a unidade Hospital Padre Américo, em Penafiel, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), esta semana.
Segundo nota de imprensa do CHTS, a reunião decorreu “num ambiente muito construtivo e foi bastante produtiva”.
O presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, aproveitou a oportunidade para revelar à delegação do Grupo Parlamentar do PCP que o Ministério da Saúde, “reconhecendo o enorme esforço dos profissionais e os bons resultados alcançados, garantiu para 2017 um investimento de 78 milhões de euros, o maior financiamento de sempre na história da instituição”.
“Este reconhecimento da tutela decorre da constatação que o trabalho realizado ultrapassou em cerca de 11 milhões de euros o contrato programa, ou seja o CHTS produziu mais do que o esperado”, explica a nota de imprensa.
A administração garantiu ainda que tem em curso um plano para a remodelação e renovação de equipamentos e infra-estruturas que possam estar em fim de vida útil, como é o caso da aquisição, já prevista, de uma nova TAC no primeiro semestre deste ano, bem como outros meios de diagnóstico.
Como já tinha sido anunciado, o CHTS pretende avançar com investimentos na eficiência energética, ampliação e requalificação do Serviço de Urgência e modernização da consulta externa, a rondar os 7 milhões de euros.
Ao nível dos recursos humanos, o CHTS terminou o ano de 2016 com mais 100 profissionais face ao ano anterior e tem vindo a combater a precariedade no trabalho, tendo já conseguido eliminar por completo todos os vínculos precários ao nível da enfermagem, sustentam