A Escola Básica n.º 2 de Paços de Ferreira, conhecida como Centro Escolar de Paços de Ferreira, foi encerrada pela Autoridade de Saúde devido à identificação de seis casos positivos de COVID-19 na comunidade escolar.
Num comunicado conjunto, da Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Vale do Sousa Norte, do Município de Paços de Ferreira e do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira, é confirmado o surto.
“Foram diagnosticados seis casos de COVID-19 na comunidade escolar da Escola Básica n.º 2 de Paços de Ferreira e decidiu a Autoridade de Saúde local proceder ao encerramento preventivo e temporário deste estabelecimento de educação e ensino, para a sua limpeza e desinfecção, assegurando as condições de segurança aquando da sua reabertura”, explica o documento enviado à comunicação social.
Estas três entidades justificam a opção pelo facto de “se considerar existirem condições de grave risco para a saúde pública”. O encerramento, referem, garante “a protecção da saúde da população e a interrupção de cadeias de transmissão”.
A Autoridade de Saúde salienta ainda que “todos os contactos identificados como de alto risco de exposição, aos quais tenha sido determinado isolamento profiláctico devem cumprir rigorosamente as orientações”.
“A Autoridade de Saúde e a respectiva equipa da Unidade de Saúde Pública acompanhará a evolução da situação, conjuntamente com as demais entidades e autoridades locais”, adianta o comunicado, que apela ainda ao cumprimento das recomendações da Direcção-Geral da Saúde como “uso imprescindível de máscara ao nível social e laboral, sobretudo em espaços fechados; – distanciamento físico entre cidadãos (cerca de dois metros); rigorosa higienização das mãos; e evitar contactos desnecessários/não essenciais com outros cidadãos (que não co-habitantes)”.