Verdadeiro Olhar

Celebração do centenário do nascimento de Álvaro Feijó

O centenário do nascimento do poeta lousadense Álvaro Feijó irá celebrar-se este ano com diversas iniciativas programadas pela autarquia.

A primeira iniciativa está marcada para 10 de Março, dia em o poeta Manuel Alegre assinala em Lousada o 50.º aniversário do lançamento da “Praça da Canção”, uma das suas obras mais emblemáticas. A iniciativa está marcada para a Biblioteca Municipal.

Das várias acções previstas, destacam-se as conferências, exposições, apresentações de livros, projecções de filmes, concursos literários e visitas guiadas à Casa de Vilar, residência do poeta e onde Manuel Alegre esteve escondido antes da sua partida para o exílio.

Durante todo o mês, vai estar patente, na Biblioteca Municipal, uma mostra bibliográfica multimédia, cujo tema é a obra do poeta neorrealista lousadense de forte pendor humanista.

 

Concurso literário e de ilustração para escolas do concelho

O Agrupamento de Escolas de Lousada promove mais uma vez a obra do autor com iniciativas para os alunos de todo o concelho. Um dos concursos é direccionado para a ilustração, enquanto o outro se direcciona para a escrita.

O 4.º concurso de Ilustração dirige-se aos alunos das escolas básicas e centros escolares, de modo a sensibilizar esse público para o conhecimento da obra de Álvaro Feijó, bem como para a valorização da ilustração enquanto metodologia complementar da aprendizagem da leitura.

Os trabalhos podem ser apresentados por alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, tendo como base um excerto de um poema. Podem ser utilizados materiais diversos para a elaboração dos trabalhos como a caneta de feltro, lápis, lápis de cera, aguarelas, guaches e colagens.

O prazo para a entrega dos trabalhos é 18 de Março e os três melhores classificados vão ser premiados.

Partindo do mesmo extracto do poema do concurso de ilustração, o 9.º concurso literário pretende incentivar a criação e divulgação literária em língua portuguesa, no âmbito da homenagem ao poeta lousadense. Através deste concurso pretende-se que os concorrentes desenvolvam e consolidem competências na escrita e na criatividade, bem como a promoção das diferentes formas de expressão escrita. Podem concorrer todos os alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário.