A Coligação Democrática Unitária (CDU) defendeu a criação de um novo quartel para os Bombeiros Voluntários de Lousada, no âmbito de uma reunião que manteve com a direcção desta corporação.
Em comunicado enviado ao Verdadeiro Olhar, a CDU sustentou que a promessa de 2013 de construção do novo quartel dos Bombeiros deveria ser concretizada nos próximos quatro anos e que a Câmara Municipal de Lousada dispõe de meios e condições para efectuar a obra.
“Há quatro anos colocamos esta situação e tantos os candidatos à Câmara de Lousada do PS (Pedro Machado) como do PSD (Leonel Vieira) concordaram e afirmaram, em debates e em entrevistas, que iriam resolver esta situação mas até à data nada foi feito”, lê-se no comunicado enviado ao nosso jornal.
Segundo a CDU Lousada, a possibilidade de alargamento do actual quartel “saiu defraudada”, uma vez que os donos dos terrenos exerceram o direito de opção.
Na mesma nota, a candidatura de CDU, encabeçada por António Vieira, reitera que o quartel deve ser construído de raiz e que em Lousada existem terrenos para isso, defendo, para o efeito, e caso seja necessário, proceder-se à alteração do Plano Director Municipal (PDM).
Complementarmente ao novo quartel, a candidatura comunista defendeu que as actuais instalações devem funcionar como posto avançado de cariz mais urbano.
O actual quadro de bombeiros é composto por 97 operacionais e 18 estagiários.