Deu hoje entrada, na Assembleia da República, um projecto de resolução do Grupo Parlamentar do CDS a recomendar ao Governo que aloque os meios financeiros necessários para a realização urgente das necessárias obras de reabilitação e de ampliação da Escola Secundária de Valongo.
O partido lembra que o estabelecimento de ensino “apresenta sinais visíveis de degradação e tem falta de espaço para acolher os alunos que a procuram, sendo necessárias obras de ampliação para construção de mais salas de aula” e que em 30 anos nunca beneficiou de obras de fundo. A canalização e a instalação eléctrica da escola estão “obsoletas”, sendo que a segunda representa perigo para todos os que frequentam a escola, e uma necessidade urgente de isolamento térmico.
“Sede do Agrupamento de Escolas de Valongo, este estabelecimento de ensino é um dos maiores do concelho, servindo actualmente cerca de 1.400 alunos do 7.º aos 12.º anos do ensino regular e recorrente, assim como de cursos profissionais e de Educação e Formação de Adultos”, descreve o CDS.
No projecto de resolução, o grupo parlamentar lembra ainda que a escola chegou a ter destinada, em 2015, uma verba de 100 mil euros para a fase de projecto e início de obras, tendo sido considerada no mapeamento de escolas a ser intervencionadas, “mas este Governo, contra todas as expectativas, reverteu o processo”.
Além de pedir meios urgentes para a requalificação da escola, o CDS pede ao Governo que partilhe com o estabelecimento de ensino o calendário da intervenção e em que moldes será feita.