Das 1028 escolas onde se realizaram, pelo menos, 50 exames de Português e Matemática no 6.º ano, 863 são públicas (84%) e 165 são privadas (16%). Mais uma vez as privadas surgem à frente no ranking. 87 das melhores 100 médias do país são destes estabelecimentos de ensino.
A nível nacional, a primeira pública surge na posição n.º35. A nível regional a primeira escola pública, a Escola Básica de Paredes, fica no 162.º lugar.
Os primeiros quatro lugares do ranking da região são ocupados por colégios privados. Mais uma vez destaque para o Colégio Casa Mãe, de Paredes, que ficou entre os 10 melhores resultados do país. Com uma média de 4,16 é a 8.ª escola do ranking nacional. Seguem-se o Externato Santa Joana e o Colégio de Ermesinde. De realçar que quer o Colégio Casa Mãe quer o Externato Santa Joana subiram várias posições em relação à lista de 2014, e ficam ambos acima dos quatro valores de média.
Além da Escola Básica de Paredes, que fica à frente do Externato Maria Droste (privado), entre as melhores públicas da região ficam ainda a Escola Básica de Frazão, Paços de Ferreira, e a Escola Básica e Secundária do Pinheiro, Penafiel.
Em 2015, a média nacional de exames (Português e Matemática) ficou nos 2,95 valores. Na região há 15 escolas que ficam abaixo dessa marca. As últimas da lista são ambas de Valongo, são a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de São João de Sobrado e a Escola Básica de Alfena.
A Português destaque para os resultados do Colégio Casa Mãe, o 8.º do ranking nacional, e para o Externato Santa Joana, que ocupa a 14.ª posição da lista. A Matemática foram mais uma vez os alunos do colégio de Paredes a conseguir bons resultados, surgindo como os 12.ºs melhor do país, com média de 4,26.
Conheça as escolas com melhores resultados: