Valongo foi a cidade escolhida para a apresentação oficial do Campeonato Trial 4×4, competição que, este ano, vai ser organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
Citado em comunicado, o presidente da FPAK, Ni Amorim, recordou que a competição não era tutelada pela FPAK, mas reconheceu que a transição para a Federação irá ser positiva para os concorrentes, para os clubes e para a modalidade em geral.
“A FPAK existe para regular o desporto automóvel, esta modalidade não era tutelada pela FPAK e achamos que é bom para os concorrentes, é bom para os clubes e é bom para a modalidade no geral que esteja sob a égide da FPAK e estamos muito motivados para que se faça um bom CPT 4×4”, disse.
O promotor do CPT4x4, Antero Bessa, mostrou-se, também, confiante de que esta mudança trará um impacto positivo para o trial 4×4.
“Vai ser o início de um novo ciclo. Acho que vamos ser mais competitivos, vamos ter organizações muito mais fortes e vamos ser ajudados por esta Federação em termos de regulamentos e regras que é necessário que existam nas competições”, sustentou.
No que toa ao calendário desportivo há cinco provas que transitam da época passada (Valongo, Mação, Ourém, Bragança e Paredes) e a estreia de uma localidade, Reguengos de Monsaraz. O Trial Voz Reguengos (TVR) junta-se assim a esta aventura.
Já o presidente do TVR, António Medinas, sublinhou que todos os actores que vão participar nesta prova estão motivados para esta competição cujo calendário cujo campeonato integra troços mais a sul do país.
“Estamos mobilizadíssimos para esta competição. Fomos convidados a estender o campeonato mais a sul, achámos a ideia engraçada e estamos preparados para o que der e vier”, explicou.
O vereador do desporto da Câmara de Valongo, Paulo Ferreira, relevou a importância do município receber, de há uns anos a esta parte, a apresentação oficial da competição
“Fazemos questão que a apresentação seja aqui porque para nós é muito importante receber esta prova, principalmente este ano que está sob o comando da FPAK e a prova vai subir de nível. Para nós é muito importante que seja a apresentação cá e que a primeira prova seja também aqui”, expressou.
O presidente do Clube Aventura do Minho (CAMI). Nuno Loureiro, reconheceu que a transição para o CPT4x4 é excecional, não só pela mediatização mas também pelo salto qualitativo que o campeonato vai dar em termos organizativos.
“Todos estes pilotos vão ser verdadeiramente considerados pilotos e não de modalidades de segundas escolhas”, afirmou.
O CPT 4×4 arranca a 25 de Março, em Valongo, sob os comandos da FPAK e do CAMI.
Calendário desportivo para 2018:
25 Março: CPT 4×4 Valongo
15 Abril: CNTrial 4×4 Reguengos de Monsaraz
3 Junho: CNTrial 4×4 Mação
1 Julho: CPT 4×4 Ourém
5 Agosto: CPT4x4 Bragança
15 Outubro: CPT 4×4