O tão ansiado Centro Cívico de Campo deverá estar pronto a ser utilizado pela população no último trimestre do presente ano. O projecto, que resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e a Câmara Municipal de Valongo, engloba a criação de um espaço multiusos frente à Junta de Freguesia e a abertura à fruição pública de um parque de lazer de seis hectares, na chamada Quinta do Passal.
Hoje foi dado o derradeiro passo para avançar para a concretização do projecto. Foi aprovado por unanimidade, em reunião de Câmara, a celebração de contrato de cedência de 1586 metros quadrados da Quinta do Passal, que permitirá a criação de uma alameda e de um parque de estacionamento com capacidade para 200 viaturas, conforme adiantou no final o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro. Um espaço que estará intimamente ligado ao futuro parque de lazer da Quinta do Passal, com um total de seis hectares, cujo terreno foi igualmente cedido pela Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho de Campo à Câmara de Valongo, em regime de comodato por dez anos, prorrogável. Conforme se pode ler na proposta, a autarquia, numa política de valorização urbanística da Freguesia de Campo e Sobrado, pretende “criar uma nova centralidade, visando dotar a freguesia de mais espaços públicos, promovendo o bem-estar da população e a melhoria das infraestruturas existentes”.
O projecto “Centro Cívico de Campo – uma Nova Centralidade para a Vila de Campo” prevê a execução de uma alameda em frente à igreja, a construção de uma nova capela mortuária ao lado da igreja, bem como a criação de um espaço multiusos a construir em parceria com a Junta de Freguesia. Segundo explicou José Manuel Ribeiro o projecto global tem previsto um investimento estimável entre 150 a 200 mil euros e deverá estar concluído no último trimestre do ano. O parque de lazer deverá estar pronto a ser utilizado em Novembro enquanto que se aponta para Setembro a conclusão do espaço multiusos.