Os inúmeros eventos e campanhas de solidariedade a favor do pequeno Gonçalo Moreira, menino de Paredes que sofre de Síndrome de Moebius, uma doença rara que provoca paralisia facial, começam a dar frutos. As verbas angariadas até agora, cerca de 71.227 euros, vão permitir que o menino vá ao México, já em Dezembro, realizar uma cirurgia que lhe vai melhorar a qualidade de vida.
Segundo a família, Filipa Pinto e Sérgio Moreira, que gere a página “Um Sorriso pelo Gonçalo”, houve, no entanto, um revés. “Em Dezembro já vamos ao México mas houve uma alteração no planeamento da cirurgia do Gonçalo e vai ter que fazer duas cirurgias. Esta primeira não estava prevista tendo um custo associado de cerca de 15 mil euros, mas temos a certeza que vamos conseguir com a vossa ajuda”, referem.
“Devido ao Gonçalo ter movimento na parte direita, será possível o Gonçalo realizar movimentos independentes, coisa que julgávamos não ser possível, sendo este o motivo desta primeira intervenção”, acrescentam os pais.
O menino de quatro anos terá que voltar ao México, em Junho, para a cirurgia final. Até lá, a família precisará de angariar mais 45.000 euros.
Recorde-se que a Síndrome de Moebius é um distúrbio neurológico extremamente raro e sem cura, afectando um em cada 50.000 recém-nascidos. O Gonçalo tem a parte esquerda da face paralisada e tem dificuldades em falar, comer, beber e até sorrir.
Conheça aqui a história desta família.