Há quase 10 anos que o Centro Sénior de Portela, em Penafiel, está aberto ao público e presta apoio aos idosos da comunidade em que se insere. Está instalado na antiga Escola de Jugueiros, cedida pela Câmara Municipal de Penafiel, mas, “depois de diversas abordagens” continua sem conseguir “o acordo de cooperação com a Segurança Social”, recebendo zero apoios. A grande meta passa por ampliar e adaptar o actual edifício “para que se possa transformar num Centro de Dia e num CACI – Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão”, avança a Associação para o Desenvolvimento da Portela. Só que, explica a mesma fonte, todas as oportunidades de financiamento a programas públicos como o Procoop, o PARES e o Plano de Recuperação e Resiliência têm saído “furadas, ora porque mudavam as regras, ora porque não há verbas”.
Cansada de aguardar e querendo dar condições aos 24 idosos que são utentes do Centro Sénior, a Associação acaba de lançar a campanha “Vamos Construir um Sonho”, com a missão de angariar “um euro por cada habitante da região do Tâmega e Sousa”. Bastaria isso para alcançar os mais de 400 mil euros que estimam necessários para realizar a obra e equipar o espaço.
“O edifício onde funciona o centro sénior necessita urgentemente de obras, para que seja possível continuar a prestar apoio aos mais idosos”, frisa a instituição, lembrando que ali os seniores podem “passar o tempo, conviver e ter acesso a actividades que contribuam para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar”. “Sem as obras e sem conseguirmos o acordo com a Segurança Social, que permita assegurar as despesas de funcionamento desta resposta social, começa a surgir a possibilidade de encerrar portas, algo que queremos todos muito evitar a todo o custo. Urge, por isso, conseguir angariar o dinheiro necessário para as obras e com isso forçar a Segurança Social a celebrar acordo de cooperação connosco”, lê-se no site da campanha.
“O objectivo é chamar a atenção de todos para esta necessidade e para as empresas que, em fim de ano, poderão optar por fazer donativos, majorados em 140% em sede de IRC, ao invés de entregar tantos impostos ao Estado”, salienta a Associação para o Desenvolvimento da Portela.
“Eu acredito que, se todos estivermos unidos e formos solidários, com apenas um euro por cada habitante da região do Tâmega e Sousa este sonho passará a ser uma realidade”, destaca a responsável por esta campanha, a sócia n.º 1 e fundadora da instituição, Susana Oliveira.
A Associação para o Desenvolvimento da Portela foi criada em 2008. Em 2011 alcançou o estatuto de IPSS e em Novembro de 2013, depois de realizadas obras na antiga Escola de Jugueiros, foi criado o centro de convívio, depois ‘transformado’ em Centro Sénior.
Veja o vídeo da campanha aqui.