Verdadeiro Olhar

Câmara de Valongo encerra serviços presenciais ao público para conter coronavírus

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, decretou, ontem, o encerramento dos serviços presenciais ao público e reforçou o atendimento digital e telefónico e encerrou os parque infantis, entre outras medidas de carácter excepcional para conter a propagação da pandemia COVID-19, adianta a autarquia.

“Neste momento de crise, devemos tomar medidas práticas e concretas de forma a conter o mais possível este surto, adoptando medidas preventivas e abstendo-nos de comportamentos que ponham em risco a nossa saúde e a saúde dos outros”, justifica José Manuel Ribeiro no despacho.

Nos serviços que, estando encerrados ao público, carecem de tratamento presencial e implicam a presença do trabalhador, serão estabelecidas medidas de rotatividade e adoptados horários desfasados. Sempre que possível os funcionários do município vão adoptar o teletrabalho. Nos casos em que não é possível, nos serviços que não são considerados críticos, os trabalhadores serão dispensados “devendo adoptar medidas preventivas, evitar o contacto social e privilegiar o isolamento”.

Além dos parques infantis, foi decretado o encerramento do parque de estacionamento do edifício Dr. Faria Sampaio.

O Gabinete de apoio a Munícipes e Espaços Cidadão vão fazer atendimento exclusivamente online através do endereço https://servicosonline.cm-valongo.pt/ e do contacto telefónico 224227900;

Em comunicado, José Manuel Ribeiro apela à população para ser responsável, permanecer em casa com serenidade, encarar como muito sério este risco e seguir todas as orientações das autoridades.

“A equipa do plano de contingência da Câmara Municipal de Valongo está a acompanhar em contínuo o evoluir da situação em articulação com as Autoridades de Saúde, para assegurar não só as medidas de contenção da doença no território, mas também para assegurar os serviços mínimos da Autarquia, designadamente o apoio social aos cidadãos mais vulneráveis”, garante o autarca.

Recorde-se que, no início da semana, já tinham encerrado todos os equipamentos desportivos e culturais do município, como piscinas, pavilhões, estádios, bibliotecas, museus e auditórios. Foram ainda adiados ou cancelados os eventos programados para as próximas semanas.