A Câmara de Valongo vai pagar os seguros das viaturas às duas corporações de bombeiros do concelho. O município vai também oferecer aos novos elementos dos Bombeiros de Valongo e dos Bombeiros de Ermesinde, cerca de 30 por ano, o equipamento individual de combate a incêndios. O investimento nestes apoios rondará os 30 mil euros anuais, adiantou o presidente da Câmara em reunião de executivo.
Quem levantou o tema foi o vereador do PSD José António Silva. “Na atribuição da medalha pelos 125 anos dos Bombeiros de Valongo disse publicamente que esta câmara iria suportar os custos com o seguro de todas as viaturas bem como o pagamento de equipamentos de combate de incêndio florestal a esta corporação e aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Face a este compromisso questionamos em que ponto está este apoio”, perguntou o eleito.
José Manuel Ribeiro lembrou que a autarquia já paga os seguros de acidentes pessoais aos bombeiros do concelho há alguns anos. O objectivo é agora passar a pagar também os seguros das viaturas das duas corporações. “Vamos retirar os encargos de tudo o que é veiculo dos bombeiros. É uma forma de os ajudar. Serão cerca de 10 mil euros por corporação”, referiu o presidente da câmara. O protocolo virá em breve à reunião de executivo.
“Também me comprometi a pagar o equipamento individual de combate a incêndios aos novos bombeiros, que são cerca de 15 por ano em Valongo e outros 15 em Ermesinde”, explicou o autarca. Todos os anos o apoio nestes dois itens ascenderá a cerca de 30 mil euros, acredita José Manuel Ribeiro.