“Para quando o saneamento na zona sul do concelho?”. Foi a pergunta deixada por vários intervenientes na Assembleia Municipal de Paredes, desde presidentes de junta a deputados.
A resposta de Alexandre Almeida foi: em 2021. Segundo o presidente da Câmara, apesar de ainda não estarem terminadas as negociações com a concessionária Be Water, o município avança, em Julho, com uma candidatura ao programa europeu LIFE, cujo apoio vai permitir arrancar com as obras de saneamento, ainda que parciais, em Recarei e Sobreira.
“As negociações com a Be Water estão a decorrer como previsto e haverá novidades em breve. Como são negociações não posso comunicar tudo o que está em cima da mesa, mas a seu tempo saberão tudo”, prometeu o autarca.
Mesmo assim, a Câmara quer lançar, a 14 de Julho, uma candidatura para começar as obras. “Uma vez que já não havia candidaturas a nível nacional para apoios a redes de saneamento lançamos mão a um programa que se chama LIFE, uma candidatura a nível da comunidade europeia”, descreveu Alexandre Almeida.
A meta é arrancar com o saneamento “quer na freguesia de Sobreira, apanhando sobretudo os maiores blocos habitacionais para utilizar aquela ETAR da Simdouro que existe há vários anos mas está parada e também para traçar já um ramal de saneamento desde Terronhas até ao centro de Recarei e outro do Centro Escolar de Recarei até ao centro de Recarei”, adiantou.
Segundo o presidente da Câmara trata-se de uma empreitada de, no mínimo, 1,5 milhões de euros, que prevê ainda o apoio aos projectos de execução e à gestão desses investimentos durante cinco anos. “Por isso, nesses outros gastos poderemos estar a falar de mais dois milhões de euros”, referiu.
A comparticipação do Programa LIFE será de 55%, arcando o município com o restante valor.
Lançada a candidatura, o edil espera ter nota da primeira aprovação em Setembro ou Outubro deste ano e a aprovação final em Janeiro ou Fevereiro de 2021. Segue-se a assinatura dos contratos de financiamento no primeiro semestre desse ano.
“Com as negociações para que fiquemos nós com a responsabilidade de fazer o saneamento no sul do concelho e já com candidaturas em curso, no próximo ano iniciaremos as obras de saneamento em Paredes”, prometeu Alexandre Almeida.