A Câmara de Paredes aprovou, em reunião de executivo, a celebração de contratos de cooperação e de delegação de competências com cinco juntas de freguesia para apoiar obras em cemitérios, casas mortuárias, pavimentação, suporte de muros e águas pluviais.
No global serão transferidos para as freguesias de Aguiar de Sousa, Beire, Gandra, Lordelo e Vilela 475 mil euros.
Para Aguiar de Sousa foi aprovado um contrato de cooperação para um apoio à construção à casa mortuária de Alvre, no valor de 45 mil euros. Com a freguesia de Beire, será celebrado também um contrato de cooperação, de 30 mil euros para a execução de obras na casa mortuária da freguesia, a que acresce um contrato inter-administrativo de delegação de competências para a execução de outras obras orçadas em 40 mil euros.
Em Gandra, para a obra de requalificação da Praça do Aliança de Gandra, Largo do Calvário, a Junta de Freguesia vai receber 100 mil euros, no âmbito de um contrato de cooperação a celebrar. Um segundo contrato orçado em 20 mil euros com a mesma freguesia vai permitir a execução de obras no cemitério.
No âmbito de um outro contrato inter-administrativo de delegação de competências a Junta de Lordelo vai receber 120 mil euros para obras de pavimentação, suporte de muros e águas pluviais. Para o mesmo fim, será celebrado idêntico contrato com a freguesia de Vilela no valor de 60 mil euros. Ainda com este Junta de Freguesia será firmado um contrato de cooperação para a realização de obras no cemitério também de 60 mil euros.
Alexandre Almeida esclareceu que as obras foram identificadas durante as presidências participativas realizadas pelo executivo, tendo sido alvo de avaliação pelos serviços e sendo isso comunicado aos presidentes de junta. Os valores estipulados são os necessários à obra ou até pecarão por excesso, acredita o autarca, não pondo de parte a possível de existirem imprevistos.