A partir de 1 de Agosto será preciso voltar a pagar estacionamento à superfície nas cidades de Valongo e Ermesinde. A Câmara Municipal de Valongo anunciou que vai reactivar os parquímetros existentes.
A decisão surge depois de, em 2021 e nestes primeiros meses de 2022, o pagamento ter sido suspenso devido às “condições sanitárias e sócio-económicas” causadas pela pandemia.
A autarquia tinha afirmado, no início do ano, que só seria reactivado o pagamento quando houvesse uma “melhoria significativa” dessas condições, algo que acredita verificar-se agora.
Segundo a Câmara, o pagamento de estacionamento “facilitará a rotatividade”, tornando “os centros das cidades de Valongo e de Ermesinde mais atractivos para a procura do comércio e dos serviços”. Além disso vai “facilitar a vida às pessoas e dinamizar o comércio local”, defende a autarquia.
A partir de agora será aplicado o novo Regulamento de Trânsito e Estacionamento de Duração Limitada. Isso traz taxas mais reduzidas e estacionamento gratuito ao sábado. A hora de estacionamento passa de 0,50 para 0,40 cêntimos e, a implementação do pagamento através da aplicação da Via Verde, permitirá que, com este método de pagamento, os primeiros 15 minutos por dia serão gratuitos, diz o município em resposta ao Verdadeiro Olhar.
A par disso, como foi aprovado no regulamento, há uma redução do horário em que é cobrado pagamento, que passa a ser das 9h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira. O valor do aviso em caso de incumprimento baixa para os quatro euros, caso seja pago em sete dias. Será ainda disponibilizado um cartão específico para comerciantes.
Em Valongo e Ermesinde existem 87 parcómetros que controlam 940 lugares de estacionamento.
A Câmara de Valongo avançou para o resgate desta concessão de estacionamento à superfície em 2019. Ainda decorre em tribunal o processo que vai decidir o valor final do resgate.