Para reduzir o número de animais nas ruas do concelho de Penafiel, a Câmara Municipal vai avançar com uma campanha de incentivo à adopção, oferecendo a esterilização, a identificação electrónica, a vacinação e a desparasitação a quem adoptar no canil municipal.
Ao mesmo tempo, a autarquia vai avançar com uma ampliação do centro de recolha oficial de animais do concelho, para poder acolher mais animais e passar a ter a valência de gatil.
Segundo Susana Oliveira, o problema dos animais abandonados é “grave” e afecta todos os municípios. Por isso, optaram por “criar condições mais motivadoras para a adopção” eliminando os custos que poderiam ser entrave ao processo: “A esterilização dos animais, a identificação electrónica, a vacinação e a desparasitação seriam encargos para o adoptante. Objectivo é que as pessoas levem um animal do nosso canil para casa”.
Ao Verdadeiro Olhar, a vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e vereadora do Ambiente, adiantou que a autarquia vai fazer uma reestruturação interna do canil “para rentabilizar mais o espaço e criar mais boxes para animais, assim como criar espaço de gatil”.
Susana Oliveira destaca que estas medidas terão impacto no terreno mais “a médio prazo”, não se podendo esperar resultados imediatos.
O município está também a procurar preparar-se para a nova legislação, relativa ao não abate de animais, que entrará em vigor em Setembro. Estas medidas “vão ajudar a minimizar o problema. Temos muitos animais na rua que se reproduzem repetidamente. O canil que nós temos, ou que qualquer município tenha, acaba por ser sempre insuficiente”, assume.
“Temos um caminho a percorrer, nós e toda a gente, pena é que esta nova legislação não venha acompanhada do devido envelope financeiro para permitir ao município aplicar mais medidas, práticas e eficazes, para resolver o problema”, sustentou.
A vice-presidente da Câmara de Penafiel anunciou ainda que o município vai ainda criar mais condições para os animais no Parque da Cidade. “Em breve será apresentado no Parque da Cidade um Parque Canino onde os animais podem ser soltos e brincar, sem pôr em perigo e em causa quem frequenta o parque. Até agora podiam ir pela trela e açaimados. Penso que os donos de animais verão com bons olhos essa medida”, referiu.
Antonino de Sousa defende solução para o problema dos animais ao nível da CIM do Tâmega e Sousa
A vereadora quis saber como é que a câmara se está a preparar para a nova legislação, se estava a pensar aumentar o espaço do canil e quis conhecer os números de animais que entram e saem e o de abates.
Na resposta, Antonino de Sousa afirmou que esta é uma questão que preocupa a todos. “Fazer leis é simples, concretizá-las sem envelope financeiro torna-se mais difícil, e os municípios vivem todos essa preocupação de terem uma lei para cumprir mas não terem meios para o fazer”, salientou o presidente da Câmara Municipal.
O autarca frisou que o aviso lançado pelo Governo que prevê dois milhões de euros em apoio para todo o país “é manifestamente insuficiente” e adiantou que a questão estava a ser equacionada a um nível supra-municipal, através da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. O projecto passaria por três espaços, um mais central e outros dois deslocalizados. “Mas estamos a falar de um projecto que implica um investimento muito significativo. É uma questão que está a ser analisada e reflectida em termos de financiamento”, disse.
“O nosso canil está a cumprir com as regras, mas não se pode acolher mais animais do que aqueles que o canil comporta”, argumentou Antonino de Sousa, dizendo que o município ia avançar com uma campanha de incentivo à adopção.
Depois desta explicação, Ana Cristina Alves quis ainda saber se a esterilização será só para os animais que vão ser adoptados no canil ou para todos os animais errantes e se ia ser realizada mediante a atribuição de vouchers ou directamente pela Câmara.
Segundo Susana Oliveira, numa primeira fase serão abrangidos só os que são dados para adopção e a esterilização vai ser feita em clínicas do concelho, pagando o município directamente a factura.
“Se os animais na rua continuam a reproduzir mantém-se o problema”, defendeu a vereadora eleita pelo PS.
Os animais disponíveis para adopção no canil de Penafiel são frequentemente divulgados na página dos Amigos do Canil Municipal de Penafiel.